DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

domingo, 30 de junho de 2013

LITURGIA DA FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO E DIA DO PAPA - 30/06/2013


 LITURGIA DA FESTA DE
SÃO PEDRO E SÃO PAULO
E DIA DO PAPA
“TU É O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO!”
  

PRIMEIRA LEITURA (At 12,1-11)

LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS:
Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos.

4Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa.

5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.

6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.

7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos.

8O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!”

9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão.

10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.

11Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 33)

— De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

SEGUNDA LEITURA (2Tm 4,6-8.17-18)

LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO:
Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Mt 16,13-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

HOMILIA - A LITURGIA DE NOSSA VIDA
Pe. Julio Rodrigues - Diocese de Santo André – SP

Celebrar os Apóstolos Pedro e Paulo é, antes de tudo, um testemunho de fé na Igreja “una, santa, católica, apostólica”. Pedro é, efetivamente, a pedra visível, que se apoia diretamente sobre a pedra angular, que é o Cristo Senhor. Pedro e Paulo são os últimos elos de uma corrente que nos liga a Jesus. Celebrando Pedro e Paulo, celebramos os “fundadores”
ou o “fundamento” da nossa fé, os precursores da comunidade e do povo
cristão. Ambos foram martirizados em Roma, na perseguição de Nero, por volta do ano 64 d.C. - um, segundo a tradição, crucificado de cabeça para baixo e o outro, decapitado pela espada.

O Novo Testamento nos permite reconstruir o itinerário da vida dos dois apóstolos e nos dar conta da gratuidade da escolha divina. Pedro era um pescador da Galileia. Passava os dias no lago de Tiberíades, com o seu pai Jonas e com o seu irmão André. O seu trabalho consistia em lançar
as redes, esperar, retirá-las e, depois, à tarde, remendá-las, sentado na margem.Foi aí que, uma tarde, quando lançava as redes para uma última pescaria, ouviu, com o seu irmão, o chamamento de Jesus que passava: “Segui-me; farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17). Começou, assim, a sua extraordinária aventura; seguiu o Mestre da Galileia para a Judeia; daí, depois da morte de Jesus, percorreu a Palestina, até se mudar para Antioquia e, daí, chegou finalmente a Roma.

Em Roma animou a fé dos crentes, esteve preso e foi morto no lugar que hoje é o Vaticano, onde ficou para sempre, não só com o seu túmulo, mas também com o seu mandato: ficou naqueles que o sucederam naquela que os cristãos chamaram sempre “a cátedra de Pedro”, até ao papa que hoje governa a Igreja, Francisco. Nele, Pedro continua a ser “a rocha”, sobre a qual Cristo continua a edificar a sua Igreja, o sinal da unidade para “aqueles que invocam o nome do Senhor”. Não muito longe de Pedro, repousa Paulo, que, de perseguidor, se tornou o Apóstolo dos Gentios, o missionário ardoroso do Evangelho. O seu martírio revelou a substância da sua fé. A evangelização das duas colunas da Igreja apoia-se, não sobre uma mensagem intelectual ou moral, mas sobre uma práxis profunda, sofrida e testemunhada com a palavra de Jesus.

O lugar de Pedro e dos seus sucessores não é um cargo honorífico ou uma recompensa de méritos. É um serviço, o serviço de apascentar as ovelhas do Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas”, disse Jesus (Jo 21, 15ss). Com o dever de dar testemunho d´Ele, Jesus confiou a Pedro a sua própria missão de Servo e Pastor. Testemunha de Cristo, pastor e servo dos que creem, são prerrogativas que de Cristo passaram a Pedro e, de Pedro, aos seus sucessores, os bispos de Roma.

Rezemos, assim, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que o Senhor, que a ele confiou uma tal missão, o ilumine e o torne, cada vez mais, capaz de confirmar na fé os seus irmãos. Escreve a esse respeito o Pe. Leão Dehon: “Para mim, o Papa é como Cristo na terra. Devo honrá-lo, amá-lo, obedecer-lhe… Os amigos do Coração de Jesus são amigos de Pedro.” Sendo assim, a obediência que gera comunhão é a mesma comunhão que gera obediência.

Que os Apóstolos Pedro e Paulo, que derramaram seu sangue por Cristo e hoje são lembrados por nós, possam interceder sempre pela missão a nós confiada pelo Senhor! Amém!

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos, que nos deram as primícias da fé. Amém!


Editado por Jorge – MFC ALAGOAS

sábado, 29 de junho de 2013

MFC MARINGÁ-PR PROMOVE ENCONTRO PARA VIÚVOS, SEPARADOS E SOLTEIROS

O
 Movimento Familiar Cristão de Maringá – Paraná realizará no dia 28 de julho de 2013, no CEFFA – Centro de Formação da Família, na Rua Pioneiro Ruiz Saldanha, s/nº (antigo Mosteiro), um Encontro para viúvos (as), separados (as) e solteiros (as).

Os interessados em participar do Encontro já podem fazer sua inscrição no Centro Pastoral Arquidiocesano (CEPA). Os participantes devem retirar a ficha de inscrição e entregar preenchidas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (44) 3255-2121.

Com informações da Arquidiocese de Maringa-PR

sexta-feira, 28 de junho de 2013

MFC MACEIÓ-AL REALIZA HOJE O "ARRAIÁ DO MFC"


A
 Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Maceió - Alagoas realiza nesta SEXTA-FEIRA - dia 28 DE JUNHO, a partir das 20 horas, sua tradicional FESTA JUNINA com direito a muito forró-pé-de-serra com a Banda de Xílilico do Forró, bebidas e comidas típicas, quadrilha junina, fogueira, brincadeiras e parque infantil para as crianças.

O clima de FESTA JUNINA tomará conta do ARRAIÁ DO MFC que acontecerá nas dependências do Clube do MASCATE UTILIDADES, localizado no Distrito Industrial de Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins.

No ARRAIÁ DO MFC vai ter a tradicional “Quadrilha Junina” em duas versões: a primeira com os Jovens do MFC e a segunda com os adultos presentes na festa. O evento tem por objetivo a confraternização junto aos mefecistas, seus familiares e amigos.

Os convites individuais continuam à venda com membros da Equipe Cidade e Coordenadores de Grupos de Base por R$ 15,00 (quinze reais). Criança até 12 anos não paga.

Esta será a última Festa Junina da Equipe Cidade Gestão 2010/2013 e uma programação especial está sendo preparada com muito carinho para proporcionar a família mefecista uma Festa Junina que vai deixar saudades. Haverá a apresentação das novas Equipes de Coordenação Estadual e da Cidade de Maceió para a Gestão 2013/2016.


ESSA FESTA NINGUÉM PODE PERDER!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DIVULGADA MAIS UMA PARCIAL DO DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO DO MFC

O
s valores do DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2013 vem crescendo a cada dia graças a consciência da família mefecista que está ajudando a subsidiar parte das despesas com as equipes de Infraestrutura e Metodologia para o ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC, conforme estabelece o Artigo 70 do Regimento Interno do MFC.

O CONDIN divulgou a quarta prévia da arrecadação da Campanha do DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO, que se iniciou no dia 19 de março e tem seu termino em 2 de julho próximo.

“Dia 02 de julho está próximo, é a última data para depósito da contribuição, façamos um esforço de participação. A responsabilidade da realização do ENA é nossa. Agradecemos a todos que já contribuíram.” Antônio Carlos e Ângela – Vice-coordenadores do MFC BRASIL.

Até o dia 2 DE JULHO DE 2013, cada membro do MFC cadastrado deve contribuir com a importância de R$ 5,00 (cinco reais), recolhendo o valor à Equipe de Coordenação da Cidade que depositará todo valor arrecadado no BANCO DO BRASIL, CONTA CORRENTE Nº 57499-6, AGÊNCIA Nº 0009-4, em nome do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

Até o último dia 26 de junho, foi arrecadado R$ 9.560,00 (nove mil, quinhentos e sessenta reais), correspondente a 1.912 (mil novecentos e doze) mefecistas dos Estados de ALAGOAS, BAHIA, ESPÍRITO SANTO, MATO GROSSO DO SUL, PARANÁ, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, SERGIPE E SÃO PAULO.

Para a realização de um ENA inesquecível é preciso que consolide o SENTIMENTO DE PERTENÇA dos membros do Movimento Familiar Cristão. Até 2 DE JULHO, todos os mefecistas podem contribuir com apenas R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa, para o 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC, que acontecerá em Vitória da Conquista - Bahia, no período de 6 a 12 de julho de 2013.

Participe deste desafio, procure a Equipe Cidade da sua Cidade ou vá até uma Agência do Banco do Brasil e deposite o valor da sua contribuição do DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2013.

ABAIXO VEJA QUEM É QUEM NESTA 4ª ARRECADAÇÃO PARCIAL
CIDADE
ESTADO
VALOR
Aracajú
SE
305,00
Araraquara
SP
166,00
Brusque
SC
35,00
Campo Grande
MS
210,00
Castro
PR
200,00
Cocal do Sul
SC
250,00
Curitiba
PR
855,00
Descalvado
SP
200,00
Estado do Espírito Santo
ES
1.130,00
Estado do Rio de Janeiro
RJ
490,00
Linhares
ES
290,00
Maceió
AL
750,00
Maringá
PR
689,00
Pelotas
RS
760,00
Pirassununga
SP
110,00
Porto Alegre
RS
600,00
Salvador
BA
60,00
Siderópolis
SC
95,00
Santo Amaro da Imperatriz
SC
595,00
Tatuí
SP
210,00
Telêmaco Borba
PR
300,00
Timbó
SC
50,00
Tubarão
SC
760,00
Vitória da Conquista
BA
450,00
TOTAL
9.560,00