Sebá Leão (MFC/MA) foi coordenadora nacional do MFC no triênio 2001/2004 |
Em 1960 o casal Jean e Neuza, acompanhado dos filhos José e Paulo e assessorados pelo frei Lucas Moreira Neves empreendem uma verdadeira epopéia, percorrendo o Maranhão e vários estados brasileiros, plantado as sementes e mudas do MFC.
Em 1961, animado pela idéia ter um movimento preocupado com os destinos da família, Dom Ângelo esteve no Maranhão, e junto com Dom José Medeiros Delgado, Arcebispo na época e um grupo de casais fundaram o MFC Maranhense. O casal José Maria Cabral Marques e esposa assumiram a coordenação da primeira equipe estadual.
Foi criado o primeiro grupo de jovens, que eram formados pelos filhos dos casais mefecistas e mais tarde aberto a outros jovens da comunidade.
Em 1962 Com a viagem do Sr.ª Maria Cabral Marques para o exterior, foi necessária eleição de nova coordenação. Cria-se então a “Equipe Nazaré” presidida pelo casal Nascimento e Aldaci.
Começava-se de forma bem modesta, os Encontros de Noivos. Ainda em 1962, após participar do I ENA em São Paulo, nova equipe estadual foi fundada pelos casais: Aldeci e Nascimento (Presidente); Manuel Curtinhas e Lurdes (Vice Presidente); Joaquim Ramos de Souza e esposa (Secretários); Rocha e esposa (Tesoureiro) Padre Mohana (Assistente Espiritual).
No ano de 1963, em 25 de maio, nova eleição aconteceu e o casal Nascimento/Aldaci é confirmado como presidente para o período 1963/1965.
Já em 1964, nenhuma mudança no MFC. Os poucos trabalhos continuam, assim como as reuniões esporádicas.
1965 - Em 12 de agosto, nova diretoria é eleita e empossada, tendo o casal a Antonio Nilo/Mairy como presidentes e Pe.Gerald Dupont como assistente para o triênio 1965/1968. Nesse período o MFC/Maranhão cresceu em numero de participantes, contando com duas Equipes de Nazaré com 36 casais e Equipe de Círculos Matrimoniais com 40 casais.
Foram promovidos também tardes de recolhimento, promoções aos jovens; curso de formação de formação para casais e jovens; roteiros espirituais; grupo de Espiritualidade conjugal e apostolado familiar. Convém aqui salientar os Encontros de formação orientados e dirigidos por Dom Domingos Tavares do Rio de Janeiro e a visita a São Luis do Pe. Pedro Richard no período de 12 a 15 de maio de 1967 que movimentou todos os membros do MFC na época, com uma vasta programação incluindo jornada de pastoral para o Clero Pe. Richard sobre a “mãe impulsionadora do desenvolvimento humano”.
1968/1972 - Em agosto de 1968 foi eleito e empossado como presidente da Equipe Estadual o casal João Ferreira e Edimar que deram continuidade aos trabalhos da gestão anterior. Em março/72 o Assistente Espiritual passou a ser Pe.Sidnei. O Maranhão se fez representar no VI ENA em Salvador com João/Edimar; Joaquim e Rosina e Pe.Sidney, os quais trouxeram propostas de mudanças nas atividades do MFC. O Maranhão se fez representar no “Encontro de Orientadores para noivos”, em Salvador/BA, em outubro/1971.
Em agosto de 1972 tomou posse o novo casal presidente: Sebastião e Izabel para o período de 1972 a 1975. Na posse esteve presentes Dom Mota, Arcebispo de São Luiz e Pe. Colussi, Assistente Nacional do MFC que concelebraram a missa. Nesta gestão primou-se pela nucleação de novos casais; aproximar-se o MFC das famílias mais humildes e a formação dos casais do MFC com palestras e grupos de estudo. Nesse período o MFC já havia expandido para o interior como, por exemplo, os grupos de Lago da Pedra, Pedreiras, Esperantinópolis e Brejo. Em outubro de 1974 o MFC recebeu do clube de mães uma sala para suas reuniões, no prédio onde hoje é a sede, situado na Rua da Cruz, 294, no Centro.
Em 26 de março de 1975, o MFC realizou uma Via Sacra na Praça Deodoro, que contou com a participação do Arcebispo Dom Mota, Pe. Sidney, todos os membros do movimento. Grupos de bairros e representantes de outros movimentos e pastorais. A partir de 1974 o casal Reginaldo e Maria LÚCIA assumiu a coordenação das jornadas Apostólicas que levaram o MFC a vários pontos do estado, principalmente no interior.
1975 - Em 20 de agosto de 1975, tomou posse como presidente da ECE/MA o casal Reginaldo e Maria Lucia para o triênio 75/78 promovendo grandes mudanças nos destinos do MFC/MA, incentivando as nucleações de caixas no interior do Estado. Nesse período foi criado o “Abastecimento para casais” orientado por Pe. João Mohana com o tema “Adultos na Fé e no Casamento”. As atividades da equipe continuaram por toda a gestão (75/78) enfatizando-se: Os Encontros de Noivos; Viagens para o Interior; Visitas aos núcleos de bairros; incentivo e acompanhamento aos casais novos.
1978/1981 - Em 29 de março de 1978, foi eleita e empossada a nova diretoria do MFC/Maranhão. O casal Reginaldo e Maria Lúcia foi reeleito para presidente, tendo convidado Ozéas e Luciléa para vice-presidentes; Bastos e Dinah para secretários, Leão e Sebastiana para tesoureiros e Diretor Espiritual Pe. Sidney. Passou-se a partir daí a ter reuniões toda semana, sendo uma administrativa e outra de Espiritualidade. Em 10 de abril de 1978, foram criadas as secretarias: Secretários para encontro de noivos: Leão e Sebastiana para encontro de casais; Reginaldo e Maria Lucia Secretariado para o curso de formação para o amor: Ozéas e Lea.
Em 1981 criou-se o boletim informativo “Família Aberta”, um veículo de comunicação entre os membros do movimento, sua coordenação é aberto às demais pastorais e movimentos. Nessa segunda gestão (1978/1981) deu-se continuidade aos trabalhos da gestão anterior, com ênfase para os encontros de noivos e acrescentando o “Curso de Formação para o Amor” em trabalho, em VHS do Sono-Viso, levado pelo casal secretário e várias paróquias da arquidiocese. Até 1980 o Maranhão pertencia ao Regional Nordeste. Em setembro de 1981, foi transferido para o Regional Norte.
1981/1984 – Em Junho/81 foi eleita a empossada a nova coordenação, presidida pelo casal José Augusto e Auxiliadora. Até o final de 81 apenas aproximadamente 10 casais frequentavam o MFC de São Luiz. A partir de 1982 com a assistência do Pe. Mohana iniciou-se uma reestruturação.
O trabalho principal do MFC de São Luiz era os Encontros de Noivos, tendo acontecido 12 encontros em 1981 por onde passaram 340 casais noivos.
A nova coordenação do MFC/Maranhão tomou posse no dia 20 de junho de 1981 (José Augusto e Auxiliadora) e em outubro (23 a 26) receberam a visita do casal Pedro e July, Presidentes do Regional para fechar a inclusão do Maranhão no CONDIR Norte.
Em janeiro/82 o Maranhão participou, na pessoa do seu ”casal presidente” José Augusto e Auxiliadora, da reunião do Conselho Diretor Norte e do SENA 8, acontecido nos dias 23 e 24 na residência do Casal Presidente do Conselho Norte, Pedro e July Raunié, preparando assim, o 8º ENA que aconteceu em julho/82 em Belém-PA.
O Maranhão participou do 8º ENA de Belém-PA. O representante foi o companheiro Ivanildo Fonseca Espósito. Após esse encontro o Maranhão voltou a participar no XI ENA em Curitiba/PR em 1992 com o casal Leão e Sebá, já então o presidente do ECE. A partir daí o Maranhão se fez representar nos demais ENAs com uma boa comitiva. Assim foi em Maceió/AL (XII ENA); Juiz de Fora/MG (XIII ENA) , conseguindo trazer para São Luiz o XIV ENA em julho / 2001, que foi um marco na história do MFC do Maranhão e do Norte. No XV ENA em Bagé / RS o Maranhão compareceu com 14 representantes e estamos nos preparando para o XVI em Araraquara / SP.
Com a eleição da nova coordenação para o triênio 1981/1984, novas adesões foram necessárias em razão dos casais mais antigos terem deixado o MFC, se afastado por vários motivos. Crio-se então um programa que incentivava o acompanhamento e fortalecimento das equipes-bases; a realização mensal dos Encontros de Noivos; o incentivo ao Estudo dos documentos da Igreja; aos livros da formação pessoal, conjugal e comunitário; as Quartas de orações para casais; as Noites de Abastecimento de dois em dois meses na sede do MFC.
Nesse período o MFC/MA foi presidido por uma comissão.
1984 a 1990 – Apesar de todos esses incentivos, o MFC do Maranhão experimentou um período de crise, pois o único trabalho que permaneceu de fato foi o Encontro de Noivos sob a coordenação do casal Antonio Leão e Sebastiana, que fizeram uma reformulação nas palestras, instituindo novos temários e temas para desenvolvimento. Preocupados com os destinos do MFC no Maranhão, o casal Leão e Sebá partiu para uma reestruturação, contando com o retorno do casal Ozéas e Luciléa, que passaram a década de 80 no Pará.
1990 a 1995 – Assim é que, em março / 90 foi eleita e empossada a nova coordenação tendo como casal presidente, Leão e Sebá e Ozéas e Lea como secretários, alem de outros casais como César/Rosa; Espósito/Aparecida; Orlando/Mercês; Nonato/Nilce; Enéas/Delzuita e Pe.Geraldo como Assessor Espiritual. O Maranhão voltou a caminhar. Vários projetos foram levados a efeito como: Acompanhamento pós-matrimonial (pescando novos casais e casais novos); Integração de jovens ao MFC (abertura para inserção dos jovens no MFC/MA) ; Ampliação dos núcleos comunitários e, é claro, os Encontros de Noivos, sem esquecer a Espiritualidade e a Seção de Estudos. A diretoria passou a se reunir mensalmente para avaliação da caminhada e projetar novas ações. Foram feitas várias viagens missionárias a municípios como: Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Pedreiras, Nova Olinda e outros. Em 1992, ao participar do XI ENA em Curitiba – PR , o casal Sebá/Leão foi aconselhado a assumir o Regional Norte. Aceitando o desafio, tiveram que promover uma mudança na coordenação Estadual e o casal Ozéas e Lea assumiram essa tarefa para o período de 1992/1995, dando continuidade aos trabalhos programados. De 1995 a 2001 (duas gestões) a coordenação ficou a cargo do casal Geraldo e Carminho. Uma outra atividade desse período foram as Jornadas de Orientação Familiar – JOF, levada em várias escolas de São Luiz pelo casal Ozéas/Lea com apoio de Leão/Sebá e vários outros casais.
1995/2001 – Em 198, foi criado o CEFS – Centro de Estudos e Formação Social, tentando dar mais ênfase ao aspecto político social, sendo um instrumento de conscientização para uma ação mais ousada e corajosa. O CEFS se faz presente através de projetos: Programa em Defesa da Família; Encontro de Namorados e de Jovens; Encontros de Recém-casados; Educação de jovens e adultos através do Telecurso 2000; Ação Social anualmente; desenvolvimento dos projetos de Saúde e Educação.
A década de 90 foi de grande valia para o MFC do Maranhão, houve um desenvolvimento acentuado o que levou os membros do MFC/MA a proporem no XIII ENA em Juiz de Fora-MG que o XIV ENA ACONTECESSE EM São Luiz – MA . Apoiada a candidatura, os anos de 1999-2000 e até a realização do ENA em julho/2001 foram voltadas todas as atenções e os esforços para a realização desse marcante encontro. Ainda em numero pequeno de membros, os mefecistas do Maranhão se desdobraram nesse período, pois, sem esquecer ou deixar de lado s outras atividades, os preparativos para o XIV ENA mobilizaram outras famílias não mefecistas a darem o seu apoio e colaboração ao trabalho do Pré-ENA e durante a realização do encontro, principalmente nas equipes de hospedagem, secretaria e Infra-estrutura como um todo.
Nesse período os jovens do MFC criaram o JCCF – Jovens Construindo Com a Família e o JHFA – Jovens Hoje, Famílias Amanhã, que animaram os jovens a participarem, junto com os casais, dos trabalhadores do MFC, das reuniões e atividades de lazer, levando à eleição da Coordenadoria Jovem Nacional, representando o MFC Nacional e o Maranhão, em vários eventos pelo Brasil afora. Levados por necessidades particulares (faculdade, trabalho. Casamento, etc.) esse jovens foram se dispersando e os grupos foram se defasando.
A realização do XIV ENA em São Luiz tornou o MFC muito mais conhecido e divulgado, adquirindo-se adeptos e simpatizantes conseguindo formar várias equipes-base e ter uma abertura maior junto às outras pastorais e movimentos da arquidiocese. O MFC/MA foi convidado a integrar a Equipe de Infra-estrutura do IV Encontro Macro-Regional de Pastoral Familiar de 21 a 23 de setembro de 2001 e coordenou a Equipe de recepção e hospedagem do XXIII Encontro do CNLB (Conselho Nacional de Laicato do Brasil) acontecido em São Luís em maio de 2005. Nesse período o MFC Maranhão esteve presente por duas vezes, em encontro de treinamento para aplicação da metodologia participativa e Encontro de noivos que aconteceram em Minas Gerais, convém lembrar que durante a realização do XIV ENA (15 a 20/07/2001) o Pe. Biné esteve nos acompanhando, nos dando assessoria Espiritual, principalmente nos eventos de abertura, celebração, momento de paraliturgia e encerramento, em substituição a Dom Paulo Ponte, nosso Arcebispo na época, que estava em Itaici.
2001 – Após o XIV ENA foi eleita e aprovada à nova coordenação para o triênio 2001/2004, sendo eleitos coordenadores o casal Raimundo Lorêdo e Nena, que passou em agosto de 2004 a tarefa para o casal Ozéas e Léa (Triênio 2004/2007).
2004/2007 – O Maranhão contribuiu com o CONDIR NORTE com duas gestões nesse período em 1992/1995 e 1998/2001 com o casal Antonio Leão e Sebastiana, e com o CONDIN na pessoa da então viúva Maria Sebastiana na condição de coordenadora Nacional do MFC, gestão 2001/2004. Estes dois acontecimentos (realização do XIV ENA e gestão Nacional) levaram o MFC do Maranhão a um destaque dentro do MFC Nacional e Latino Americano, pois membros do MFC/MA participaram do encontro Zonal e ELA em Costa Rica.
O MFC DO MARANHÃO vem sendo referencia quando se trata de atividades de cunho político social em trabalho com pessoas carentes, crianças e adolescentes de periferia. Os projetos do Telecurso 2000, EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa em defesa da família que atende em torno de 150 crianças e suas famílias tem despertado interesse dos coordenadores do MFC em outras regiões e estados, programas e projetos esses que continuam em plena atividade.
PERDAS IRREPARÁVEIS
O MFC do Maranhão teve neste período de crescimento e organização, duas perdas irreparáveis, dois companheiros partiram deixando saudades. Antonio Leão, falecido em 30/08/2000 e Raimundo Bastos, falecido em 18/04/2002, ambos, membros de frente do MFC. Aqueles que “puxavam o cordão”. Convém lembrar que quando Leão faleceu, o MFC/MA estava em pleno trabalho e organização para realização do XIV ENA em São Luiz. Em algumas vezes, pensamos em voltar atrás e passar o encontro para outro regional. Mas, não era isso que Leão queria. E a equipe se desdobrou em esforços e ajudaram a Sebá e o ENA aconteceu como estava compromissado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A caminhada do MFC no Maranhão, nestes 45 anos de sua existência, sempre foi marcada por tentativas de seus dirigentes em congregar o maior numero de famílias e melhorar o relacionamento entre as pessoas voltando-as para as mensagens do criador e de seu filho Jesus Cristo. Muita coisa foi feita no sentido de animar os casais jovens para uma participação mais efetiva e ativa, umas com êxito e outras nem tanto, mas sempre com o objetivo de cumprir o seu compromisso que é a construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras, querendo para isso, a elaboração e crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.
Com informações do CONDIR NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário