DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MFC APRESENTARÁ "INSTITUTO DA FAMÍLIA" PARA PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

Luiz Carlos e Rita - MFC Juiz de Fora - MG

O
 casal Rita e Luiz Carlos Torres Martins, do MFC Juiz de Fora - MG, ex-coordenadores nacionais do Movimento Familiar Cristão do Brasil – Gestão 1998/2001, estarão no período de 13 a 15 de julho de 2012, em Assunção, capital do Paraguai, a convite da coordenação do EZO – Encontro do Zonal Sul, que compreende o MFC na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O casal Rita e Luiz Carlos viajam com o conhecimento e apoio do casal Eduardo e Ismari, atuais coordenadores nacionais do MFC Brasil. Rita e Luiz Carlos vão compartilhar no EZO, a experiência e vivência sobre um dos mais importantes serviços prestado à família brasileira pelo Movimento Familiar Cristão, o INFA - INSTITUTO DA FAMÍLIA.

INFA - INSTITUTO DA FAMÍLIA
Em 1971, um grupo de casais do Movimento Familiar Cristão - MFC reuniu-se para avaliar suas tentativas de ajudar outros casais e famílias em crise. Até então, esse tipo de apoio era oferecido por pessoas de boa vontade, com certo jeito de conselheiros, mas sem formação profissional para isso. Esse aconselhamento dava bons resultados, naturalmente. A maior parte dos casos que surgiam eram de pouca gravidade. Com o crescimento da demanda, começavam a aparecer casos mais complicados. Os casais conselheiros, ainda que treinados para fazer o melhor, sentiam-se impotentes. Assim, nasceu o INFA.

Era preciso dispor de uma instituição capaz de manejar esses problemas conjugais e familiares com profissionalismo, sem que se perdesse a inspiração original: o carisma do MFC, um movimento de laicos cristãos, comprometidos com a construção de um mundo mais justo em que todas as famílias possam se humanizar e realizar plenamente as suas funções essenciais.

Contatos com profissionais da área de psicologia permitiram desenhar o que seria essa instituição. Psicólogos que se identificavam com aquele carisma, também desejosos de colocar seu saber a serviço dos que precisavam, mas não tinham como pagar sessões de terapia em seus consultórios, dispuseram-se a dedicar parte do seu tempo ao INFA.

A instituição deveria ser laica, não confessional, para que profissionais bem formados se sentissem sempre livres para atuar de acordo com sua ciência e sabedoria, sem condicionamentos doutrinários que pudessem influir no seu desempenho.

A missão do INFA é servir às famílias, especialmente as mais carentes, para que passem de condições menos humanas, para condições dignas de vida, em todos os seus aspectos: social, econômico, emocional, cultural e espiritual. Nossos objetivos são:

a) Pesquisar e estudar, com base científica e interdisciplinar, as realidades sociais, econômicas, culturais, morais, espirituais, psicológicas e religiosas da família no mundo atual e a projeção destas realidades para o futuro, organizando e divulgando os resultados em documentação que incentive a promoção global da família e o fornecimento de meios para que ela possa ajustar-se às realidades em que vive.

b) Promover cursos, simpósios, seminários, debates, conferências e outras atividades:
- para a comunidade em geral, visando à orientação para a vida pessoal, familiar e social; à capacitação para integração ao mercado de trabalho; ao desenvolvimento de habilidades e talentos; à prevenção da dependência química; à orientação para a maternidade e o planejamento familiar e outras atividades promocionais dessa natureza.
- para o aprimoramento, capacitação e treinamento de pessoas e entidades dedicadas ao atendimento terapêutico e aconselhamento familiar, à elaboração e implementação de políticas sociais familiares e à realização de programas da pastoral familiar.

c) Propiciar, preferencialmente à população carente - independentemente de sua faixa etária, posicionamento político, raça, credo religioso e, inclusive, sem discriminação à pessoa portadora de deficiência - facilidades para o atendimento médico, psicológico, psicopedagógico, fonoaudiológico, jurídico e outros, por profissionais habilitados, com vistas a superar problemas pessoais e familiares que exijam apoio profissional especializado nessas áreas.

d) Promover atividades assistenciais e de promoção humana para famílias, especialmente focadas nas crianças, adolescentes e idosos, carentes de alimentação, nutrição, saúde e instrução.

Atualmente o INFA - INSTITUTO DA FAMÍLIA funciona no Rio de Janeiro - RJ com três unidades, em Juiz de Fora – MG com um unidade, em Divinopolis – MG com uma unidade, em Pirassununga – SP com um unidade.

Está em implantação a unidade do INFA - INSTITUTO DA FAMÍLIA de Ubá – MG, que já possui sua sede própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário