DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MFC DE TERRA RICA-PR TEM NOVA COORDENAÇÃO

Morro Três Irmãos no município de Terra Rica,
próximo à confluência dos Rios Paranapanema e Paraná.


O
 Movimento Familiar Cristão de Terra Rica - Paraná está com nova coordenação para o biênio 2012/2013. O casal Sebastião de Lúcio Milani e Aparecida da Silva Milani são os novos coordenadores.

Também fazem parte da ECCi os casais Valter Careno e Mercedes Coltre Careno (vice-coordenadores), José Osmilton Ruzzon e Cristiane Leal Ruzzon (secretários), Irineu Gasparotto e Maria Alice Gasparotto (tesoureiros).

O Movimento Familiar Cristão de Terra Rica funciona na Avenida Minas Gerais, nº 272, funcionando com quarenta participantes.

TERRA RICA
A história de Terra Rica sempre foi plena e até os dias de hoje orgulha aos seus munícipes. Seu nome originou-se em virtude da fertilidade da terra. Em seus cinqüenta anos de emancipação política, TERRA RICA conseguiu através do trabalho de seus pioneiros e com esperança em dias melhores, transmitir aos seus descendentes os mesmos ideais de progresso e desenvolvimento para prosseguirem confiantes no futuro.

O primeiro nome de Terra Rica foi Estrela do Norte. A localidade pertenceu ao Município de Mandaguari até 1950, ocasião em que passou a pertencer ao município de Paranavaí, quando neste mesmo ano, por força da Lei nº 13 de agosto de 1950, foi elevada a categoria de Distrito Administrativo.

As glebas que atualmente formam o Município de Terra Rica pertenceram inicialmente aos senhores Anis Abud e Adhemar de Barros, sendo transferidas em seguida à Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná – SINOP.

A SINOP era comandada pelos senhores Enio Pepino e João Pedro Moreira de Carvalho e em 1949 os primeiros marcos da sede do Município foram delimitados. Ainda no mesmo ano vieram as primeiras famílias: Belo e Leite.

Famílias de várias etnias migraram nesta terra, tendo destaque a colonização japonesa, italiana, portuguesa, todas oriundas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e outras regiões do estado do Paraná.

Terra Rica transformou-se em Município pela Lei Estadual nº 253 de 26 de Novembro de 1954 (Publicado no Diário Oficial do Estado nº 217, do dia 02 de dezembro de 1954) e instalado solenemente em 04 de Dezembro de 1955, data em que tomaram posse o primeiro Prefeito Municipal e a primeira Câmara de Vereadores.

O Município está localizado no norte do Estado do Paraná, micro-região norte novíssimo de Paranavaí e suas divisas encontram os seguintes Municípios: ao norte, com o Município de Euclides da Cunha Paulista, Estado de São Paulo; ao sul, com o Município de Guairaçá; à leste, com o Município de Paranavaí e a oeste, com os Municípios de Nova Londrina, Itaúna do Sul e Diamante do Norte. Sua latitude é de 22º42'34'' sul e longitude de 52º37'34'' oeste. Sua área geográfica equivale 676 km2 ou 67600 há, com altitude média de 432 metros acima do nível do mar.

Terra Rica se distancia a 550 km da capital Curitiba; 230 km de Londrina; 130 km de Maringá; 60 km de Paranavaí; 50 km de Nova Londrina. O padroeiro da Cidade é Santo Antônio de Pádua, comemorado no dia 13 de junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário