Padre Dalton Barros de Almeida |
O |
padre Dalton Barros de Almeida, assessor do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO participou das CELEBRAÇÕES DOS 250 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO.
O encontro marcado pelo estudo, reflexão, partilha e momentos de oração, ocorreu no Seminário Santo Afonso em Aparecida (SP) e teve a participação de bispos redentoristas da América Latina e Caribe.
Santo Afonso Maria de Ligório fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, na qual se dedicou de corpo e alma à evangelização, principalmente dos mais necessitados. Os membros dessa congregação são chamados de Missionários Redentoristas. Mais tarde, Santo Afonso foi eleito bispo de Santa Águeda dos Godos, na Itália.
De acordo com o bispo de Jataí (GO), Dom José Luiz Majella Delgado na América Latina e no Caribe são 25 bispos redentoristas.
O encontro em Aparecida reuniu 12 bispos, sendo um bispo de língua portuguesa, que é arcebispo de Huambo, na África, e três bispos da Colômbia.
“O encontro foi marcado por um tema de estudo, reflexão, partilha e momentos de oração. Nós procuramos estar juntos para agradecer a Deus pelos 250 anos de ordenação episcopal de Santo Afonso, ano jubilar da nomeação de Santo Afonso como bispo”, afirmou Dom Majella.
Dom Majella explicou que no primeiro dia do encontro os bispos refletiram sobre questões da bioética com o auxilio do Missionário Redentorista, padre Márcio Fabri dos Anjos, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana e Especialista em Ética e Bioética.
“Santo Afonso era doutor em Teologia Moral e os Missionários Redentoristas são conhecidos no mundo inteiro como os filhos de Santo Afonso que também devem primar pela moral”, afirmou.
O segundo dia do encontro contou com a presença do Missionário Redentorista, padre Dalton Barros de Almeida, doutor em psicologia, assessor da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO e assessor de formação sacerdotal e religiosa.
Dom Majella acrescentou ainda que no último dia de encontro, os bispos participaram da palestra do Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira, mestre em Teologia litúrgica e Espiritualidade, membro do CERESP e orientador de retiros espirituais.
“Reunidos em Aparecida pudemos compreender melhor as inquietações de Santo Afonso como bispo, sua opções durante o episcopado e os desafios enfrentados em seu tempo”, afirmou Dom José Luiz Majella Delgado.
O encontro encerrou-se no domingo (29/Abril) com a Celebração Eucarística das 18h, no Altar Central, do Santuário Nacional de Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário