DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sábado, 27 de abril de 2013

MFC VITÓRIA DA CONQUISTA-BA E O PROJETO DE OLHO NO ÓLEO


Com informações do Site do MFC CONQUISTA

A
 quantidade de resíduos que o homem produz é superior a capacidade que a natureza tem de se recompor e de absorver e transformar esse lixo. A humanidade cada vez mais vem se preocupando em desenvolver políticas de redução, transformação e reciclagem para ajudar a natureza nesse processo. As políticas sustentáveis vêm ganhando força, e hoje em dia RECICLAR É PRECISO.

Um dos resíduos que o homem gera e é altamente nocivo à natureza é o óleo de cozinha. Que se descartado de maneira imprópria pode trazer muitos transtornos.

MAIORES TRANSTORNOS CAUSADO PELO DESCARTE INADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA
Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo médio que uma pessoa faz da água no período de 14 anos .
Impermeabilização do solo, contribuindo com enchentes
Quando em decomposição o óleo libera o gás metano, também responsável pelo efeito estufa.
Despejando na pia, o óleo causa entupimento na tubulação da sua casa, gerando mau cheiro.
Proliferação de ratos e baratas, além das doenças que acompanham essas pragas.
O óleo jogado pelo ralo chega aos rios e pode causar a morte de seres vivos. Ele cria uma barreira na superfície da água que não deixa a luz do sol entrar e alimentar as plantas, responsáveis por liberar oxigênio na água.

Um erro muito comum é pensar que o óleo pode ser reciclado, na verdade ele não pode ser reciclado, mas sim REUTILIZADO. Podendo se tornar combustível (o biodiesel), sabão, detergente, tinta, glicerina e até ração para animais.

DIFERENÇA ENTRE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO:
“A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.”

Pensando em tudo isso e em preservar o nosso amado e maltratado Rio Verruga, o MFC – em uma iniciativa louvável, criou o projeto: “De olho no Óleo”. Que tem como prioridade inicial recolher esse resíduo e armazená-lo. Maisa Neves é assistente social e uma das coordenadoras do projeto, em entrevista ela esclarece melhor como funciona o De olho no óleo:

O QUE É O PROJETO?
É um projeto de cunho socioambiental que tem como objetivo “Promover a mitigação dos impactos negativos gerados pelo lançamento de óleo comestível no meio ambiente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e sensibilizando-a para as questões ambientais locais”.

QUANDO O PROJETO FOI CRIADO?
Foi criado em setembro de 2012 iniciando sua primeira fase em outubro/12

DE QUEM PARTIU A INICIATIVA?
É um projeto desenvolvido pelo MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO sob orientação técnica da Embasa.

Foi criada uma comissão de acompanhamento do projeto composta representante de todas as áreas do MFC  em Vitória da Conquista – Bahia e representante da Embasa foi formada para melhor definir as ações bem como gerenciá-las, além de oportunizar maior mobilização do MFC tendo em vista que temos representantes de todas as áreas.

QUAL O INTUITO DA CRIAÇÃO PRO PROJETO?
Promover ações ambientais que atendam ao Artigo 3° do Estatuto do MFC: “Promover ações de qualquer natureza em defesa da preservação ambiental”.

O QUE É FEITO COM O ÓLEO COLETADO?
É levado à Indústria de sabão (Sabão Veleiro) para produção de sabão. Sendo 30% do recurso adquirido trocado por material de limpeza e doado a instituições sociais que atuam na cidade, o restante está sendo utilizado para construção do galpão de armazenamento e filtragem do produto na sede do MFC.

ONDE ESSE ÓLEO É ARMAZENADO?
Em Fernando Madeireira provisoriamente, pois será encaminhado para sede após a construção do galpão.

COMO FUNCIONA A COLETA?
Os membros do MFC fazem parceria com empresas (indústria, bar, restaurante, etc.) para que seja coletado o resíduo do óleo de cozinha. As empresas entram em contato com os mesmos ou com a Embasa para que seja feita a coleta, que está sendo armazenada provisoriamente em Fernando Madeireira. Os membros do MFC fazem a filtragem do produto (uma área por vez) e posteriormente é encaminhado para a indústria.

PLANOS FUTUROS PARA A COOPERATIVA:
A comissão de acompanhamento já cogitou esta possibilidade para o futuro, mas no momento a intenção é poder realizar alguma atividade socioeducativa na sede do MFC.

PONTOS DE COLETA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Serralharia D’Oeste (Av. Central 450 – Cidade Serrana)
Everauto Peças (Av. Presidente Dutra, 2563)
Fernando Madeireira (Av. Bartolomeu de Gusmão, 573)
Só Forros (Av. Lauro de Freitas, 289)
Lanchonete Ligadão no Sorvete (Av. Central – Urbis VI)
Copiadora Maia (Av. Vivaldo Mendes, n° 03, loja 01 – Centro)

PARCEIROS DA CAMPANHA
Restaurante Culinária e Magia
Pizzaria e Restaurante Casinha de Nois
Lanchonete Ligadão no Sorvete
O Rei do Beirute
Casa da Esfiha
Churrascaria Paraíso
Churrascaria Picanha na Pedra
Grupo DASS
Fernando Madeireira

O Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista – Bahia procura novas parcerias para ampliar o projeto na região. Maiores informações é só acessar http://www.mfcconquista.org/wp-content/uploads/2013/04/Slide-Show.pdf e conhecer mais do projeto através do Slide Show preparado pela coordenação do projeto com fotos e dados explicando todo o processo.

Um comentário:

  1. Sugiro que avisem através do BA TV e outros meios de comunicação o que devemos fazer para descartar o óleo de cozinha, e também quais os dias de coleta de recicláveis nas ruas.

    ResponderExcluir