Padre Rosinei Tonietti |
O |
Movimento Familiar Cristão de Santo Antônio de Platina – Paraná participou da Missa de Consagração do Padre Rosinei Tonietti na Paróquia de Santo Antônio da Platina. A missa foi celebrada pelo Bispo, Dom Antônio Benevente e concelebrada por 61 padres com a participação de 21 seminaristas na noite da última quarta-feira, 1º de fevereiro.
Além do novo pároco, Dom Antônio apresentou aos paroquianos o monsenhor José Maria Nogueira, os padres Arnaldo Inocêncio Pires e Valdemir Granzotto de Moraes.
Aproximadamente duas mil pessoas estiveram presentes, lotando internamente, as laterais e a frente da Matriz. Caravanas de diversas cidades da diocese de Jacarezinho compareceram, de Jaguariaíva a Bandeirantes. Além dos quatro padres que começaram os trabalhos, foram anunciados o padre Adão e o diácono Dimas para se integrarão à equipe paroquiana na segunda quinzena de março.
Durante a missa, foi feita a leitura da nomeação do pároco e dos vigários paroquiais; a entrega das vestes sagradas, recebimento das estolas, símbolo do serviço sacerdotal e da autoridade para santificar, ensinar e apascentar o rebanho.
O novo pároco recebeu as chaves da igreja, depois emitiu a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, além dos símbolos do serviço pastoral, sempre ao som do coral do MFC - Movimento Familiar Cristão.
Durante todo o tempo, o bispo foi ajudado pelo chefe do cerimonial, padre Anderson, de Ibaiti.
A homilia do padre Rosinei, no final do evento, começou com saudações a todos. Em seguida, o religioso fez um pedido de desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido ao longo da polêmica transição entre capuchinhos e padres, por alguma palavra que ele, tenha dito. Pediu o apoio dos fiéis e do clero. E continuou com sua homilia...
Nossa Missão enquanto igreja é favorecer que o amor se difunda entre nós na medida em que a fé se difunda, como dizia Santo Antônio "A caridade é a alma da fé, é o que a torna viva; sem o amor, a fé morre".
Procuraremos ter o cuidado de valorizar aquilo que até hoje aqui foi realizado, cultivando aquilo que for necessário e desenvolvendo aquilo que o Espírito suscitar e soprar.
Nós temos consciência de nossos limites pessoais e vos pedimos antecipadamente perdão. Temos também consciência, ainda que limitada, dos desafios que nos aguardam e vos pedimos paciência e compreensão.
Queremos a força da oração quebrando barreiras e fortemente queremos que o Reino de Deus habite no meio de nós, pois sem essa comunhão que se fundamenta na fé e no amor, todo o esforço pastoral, por mais nobre que seja, corre o risco de tornar-se mero esforço humano, fruto do orgulho e da vaidade, e, portanto, infrutífero para o Reino de Deus.
Faço agora uma convocação: Vamos juntos trabalhar pelo Reino de Deus! Que cada comunidade, capela, cada irmão consagrado pelo batismo se sinta co-responsável nessa missão de anunciar o Evangelho. Ninguém está dispensado, nós, padre Rosinei, Monsenhor Nogueira, padre Arnaldo e padre Valdemir, contamos com todos vocês! Mais que isso, Jesus e a sociedade, sobretudo os mais pobres e sofredores contam com cada um de vocês e conosco.
Contamos com as crianças, como infância missionária, como coroinhas, como catequizadas, como sementinhas que cantam, servem, evangelizam, com sua alegria, pureza e entusiasmo, dando testemunho do amor a Jesus e à Igreja; contamos com os adultos envolvidos com o Movimento Familiar Cristão, desenvolvendo uma Pastoral familiar que favorece famílias imbuídas de valores cristãos; contamos com o Projeto SIM, o Serviço de Animação Vocacional, (...) Nesta parte da homilia, o pároco citou, um por um, todos os segmentos da Paróquia Santo Antônio de Pádua, como os Marianos, as pastorais, Renovação Carismática etc. E, depois, prosseguiu: Que nossa paróquia, terra de missão, esteja aberta a todos que desejarem colaborar em unidade para que o Evangelho seja anunciado com excelência e o Senhor Jesus e sua Mãe Santíssima sejam amados e honrados como merecem. Aqueles que quiserem se juntar a nós, com o intuito de somar e multiplicar, jamais de dividir ou subtrair, sejam muito bem vindos.
Uma vez mais, muito obrigado a todos os que nos alegram com suas presenças aqui. Que Deus recompense a cada um na riqueza de sua graça. Rezo, ainda, que Jesus o Bom Pastor, manso e humilde de coração, dê-nos um coração compassivo como o vosso para que, juntos, ovelhas e pastores, possamos caminhar com alegria e entusiasmo para o Pai, rumo ao Reino definitivo.
Consagro a Maria Santíssima, nossa Mãe, a missão que ora se inicia. Que Ela cuide de nós com seu olhar e na intercessão de Santo Antônio de Pádua sejamos sempre por Deus, abençoados. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Finalizou.
Ao término da celebração, todos foram convidados, a degustar lanches e tomar refrigerantes na quadra, ao lado da Matriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário