DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RECUPERAÇÃO PÓS-FOLIA

Ludymila Franco

“Depois da festança, vem à ressaca. O que fazer para diminuir o desconforto?”

Q
uando começam as comemorações de Carnaval, tudo o que queremos é nos divertir. Isso inclui dançar, dar muita risada e tomar uns drinks, certo? O que acontece é que muitas vezes exageramos na dose e aí levamos de brinde uma incômoda ressaca. Para que ela não atrapalhe os dias após a folia, confira algumas dicas.

HIDRATE-SE
ÁGUA: “Beba, no mínimo, 2 litros por dia. Mas se estiver em um lugar muito quente, aumente a quantidade”, sugere a nutróloga Liliane Opperman, que lembra da importância de atender ao pedido do corpo. “Se sentir sede, não deixe para depois”, conclui.

ÁGUA DE COCO: também é uma ótima pedida, segundo a nutróloga, pois contém todos os minerais necessários para reidratar o organismo, como magnésio, sódio, potássio e carboidrato.

ISOTÔNICOS: outra bebida que atende aos quesitos, no que diz respeito à reposição desses componentes, são os isotônicos, principalmente se você resolveu ir atrás do trio elétrico ou dançou muito nos bailes de Carnaval. “O ideal é consumi-los 1 hora após o agito terminar, pois antes disso somente a água mineral já repõe os sais minerais perdidos através da transpiração”, explica a nutricionista Fátima Corradini Domingues, supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristovão.

SUCOS DE FRUTAS: eles têm bastante água em sua composição, como melão, melancia e pera. “O abacaxi oferece a combinação perfeita para combater os males da ressaca, pois 'limpa' o fígado e tem enzimas digestivas que facilitam a absorção de alimentos. Você também pode adicionar chá verde ou de boldo nessa receita, já que ajudam na desintoxicação”, indica Liliane.
Coma corretamente

FRUTAS E VEGETAIS: eles devem fazer parte de todas as suas refeições. Segundo Liliane, é recomendável consumir couve e alface. Elas têm propriedades calmantes e diuréticas. Também é indicado alimentar-se de 3 em 3 horas.

EVITE!
CAFÉ: apesar de a sabedoria popular recomendar o café, cuidado com a dosagem. Ele pode ajudar, se for ingerido em pequenas quantidades e junto a um café da manhã reforçado. Evite ingerir a bebida pura e em grandes quantidades. “A cafeína age em conjunto com o álcool e ataca o sistema nervoso central, deixando a pessoa eufórica”, fala Liliane.

ENERGÉTICOS: também não é muito recomendado. “Apesar de terem a substância taurina que beneficia o fígado, ele age em conjunto com a cafeína que existe em sua composição”, diz a nutróloga.

DOCES EM EXCESSO E ALIMENTOS EMBUTIDOS OU GORDUROSOS: eles prejudicam o funcionamento do fígado já “danificado” pela bebida. Segundo Fátima, o organismo precisa de uma folga para se recuperar da ressaca e eliminar as toxinas ingeridas. E não se esqueça de descansar e dormir bem para repor as energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário