DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

REUNIÃO DE COORDENADORES DO MFC/DESCALVADO SERÁ DIA 4/ABRIL

A coordenação municipal do Movimento Familiar Cristão de Descalvado (SP) e os coordenadores das equipes de base estarão reunidos na segunda-feira, dia 4 de abril, na Igreja de Santo Antônio, para uma reunião com o objetivo de avaliar o desempenho do MFC e seus Grupos de Base, estabelecer metas e trocar informações referentes às atividades mefecistas no âmbito de Descalvado.

As reuniões de coordenadores são necessárias para a troca de informações e para que possa existir sucesso nas metas planejadas. Se você é Coordenador não falte, a sua presença é fundamental para que o seu Grupo tenha voz e voto nas decisões do MFC.

O calendário completo das atividades de 2011 do MFC de Descalvado (SP) poderá ser consultado em: http://www.mfcdescalvado.com.br/AgendaEventos.html

quarta-feira, 30 de março de 2011

MFC MACEIÓ: SHOW "MPB-4" FOI UM SUCESSO!

Mefecistas Geraldo, Jan, Souza e Miltinho em Show pró Nucleação do MFC Maceió
Na sexta-feira 18, a Equipe de Canto da 28ª Nucleação promoveu o Show MPB4 no Bar do Pelado, no Povoado Barra Nova (Litoral Sul), com o objetivo de arrecadar fundos para as Equipes de Canto e Paulo Apóstolo da 28ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ.

Jan, Miltinho, Souza e Geraldo iniciaram o show as 22 horas e só terminaram após a 1h30min da madrugada do sábado, sob o protesto das mais de 150 pessoas entre mefecistas, familiares e amigos, que lotaram o bar.

O show “esquentou” mesmo quando os quatro subiram juntos ao palco, por volta das 11h30min, cantando músicas de barzinho junto com a platéia. A animação e o clima de amizade já tradicional nos eventos do MFC foram a tônica da noite, com direito a pista de dança e comemoração de aniversariantes.

Os presentes foram premiados por um repertório que incluiu sucessos antigos e recentes de Roberto Carlos, Peninha, Geraldo Azevedo, Maria Gadu, Legião Urbana, Zeca Baleiro, entre outros, além de composições próprias.

Os artistas mefecistas estavam realmente em noite inspirada surpreendendo os presentes a cada música.

O show foi realmente SHOW!  A pergunta que ficou foi: Quando será o próximo?

MFC SALVADOR INICIA ATIVIDADES 2011 COM PALESTRA

Mefecistas de Salvador(BA) reunidos na Sede do COFAM
Na manhã do sábado, 26 de março, a Dra. Maribel Barreto, especialista em conscienciologia, proferiu a palestra “O papel da consciência nas relações familiares” para membros do Movimento Familiar Cristão de Salvador – Bahia, na Sede do COFAM.

Houve intensa participação dos presentes, interagindo com a palestrante, discutindo o tema apresentado.

Após a palestra, os mefecistas de Salvador(BA) fizeram um esboço do planejamento para o ano de 2011, seguido de um lanche de confraternização.

terça-feira, 29 de março de 2011

MFC DIVINÓPOLIS-MG TEM NOVA COORDENAÇÃO

Membros do MFC Divinópolis-MG

O MFC da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, começou o ano de 2011 com nova coordenação, que com muito entusiasmo assumiram este compromisso de continuar conduzindo o valoroso trabalho do MFC em Divinópolis.

A nova equipe prometeu não medir esforços, para o engrandecimento do MFC, consequentemente o crescimento nas famílias MEFECISTAS e a todas as famílias que buscarem no MFC seu alento e seu apoio.

A nova coordenação é a seguinte: Coordenadores: Marcos e Maria Luiza; Vice-Coordenadores: Jair e Vanda; 1º Secretários: Adilson e Ivânia; 2º secretários: Divino e Angelita; 1º Tesoureiros: Lacerda e Sueli; 2º Tesoureiros: Anderson e Flávia; Equipe de Apoio: Lilita e Antônio / Silvia e Edmar / Ângela e Milton / Maria e Marcão / Isabel e Jorge.

A atual coordenação já definiu os eventos para 2011. Veja os eventos já programados:

30 de Abril – Encontro de Formação – Arthur Diniz
15 de maio – Encontro regional do MFC em Divinópolis
12 de Junho – Almoço beneficente do MFC
11 de setembro – Piquenique do MFC
20 de Novembro - Almoço beneficente do MFC

OBS.: Outros eventos poderão ocorrer durante o ano e será comunicado com antecedência a todos.

As Missas mensais serão a cargo das seguintes Equipes Base:

Março: Grupo Unidos em Cristo/São Judas Tadeu
Abril: Grupo Família Cristã
Maio: Grupo Rainha da Paz
Junho: Será realizado no INFA – Instituto da Família, dia 17 às 19h30min
Julho: Grupo Nossa Senhora do Carmo
Agosto: Grupo São Sebastião
Setembro: Grupo São Mateus
Outubro: Grupo Nossa Senhora Aparecida
Novembro: Grupo São Pedro
Dezembro: Equipe Central – Coordenação

Leia o ALÔ FAMÍLIA, informativo do MFC de Divinópolis em: http://mfc.org.br/Web/Informativo/2011/AL%D4%20FAMIL%CDA%20MAR%C7O.pdf

segunda-feira, 28 de março de 2011

MFC JUIZ DE FORA-MG DISCUTE PARTICIPAÇÃO FEMININA NA SOCIEDADE DURANTE O PAINEL DA MULHER

Erika Salazar, Iracema Abranches e Margarida Salomão convidadas do
MFC para falar sobre a situação da mulher na vida quotidiana 

Com o objetivo de valorizar a participação feminina nas atividades quotidianas, o Movimento Familiar Cristão (MFC) realizou, no último dia 18, mais um Painel da Mulher. O evento foi realizado no salão da Igreja de Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, e contou com grande participação das pessoas que integram o MFC. A grande presença masculina foi elogiada pelas três convidadas da noite: a jornalista da TV Panorama, Erika Salazar; a ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Margarida Salomão; e a professora e psicóloga Iracema Abranches.

Erika foi a primeira a palestrar. Ela destacou a evolução que a sociedade vem passando em relação à participação da mulher no mercado de trabalho. Para isso, deu exemplo de sua família ao relatar que sua mãe foi criada para ser dona de casa, o que faz “com muito prazer e muito bem, sendo reconhecida por isso”. Entretanto, as quatro filhas foram criadas para serem mulheres independentes. Apesar da evolução, Erika demonstrou que ainda é preciso caminhar adiante. Como exemplo, ela citou dados que apontam que 60% do mercado informal é composto por mulheres e que elas ainda recebem menos que os homens para executar a mesma função.

Iracema Abranches abordou, durante a sua palestra, a valorização das mulheres na sociedade. Durante a sua fala, destacou a diferença entre homens e mulheres: “As mulheres vêm lutando há muito tempo por um papel de igualdade. Mas ser diferente do homem é importante. A diferença é bonita, o que não é bonito é o preconceito.” Ela corroborou com os dados apontados por Erika Salazar ao afirmar que as mulheres recebem 76% do que é pago aos homens para executar a mesma função.

A última painelista da noite foi a ex-reitora Margarida Salomão. Crítica, ela disse que existe uma tendência de discutir a emancipação das mulheres da classe média. Para ela, as mulheres pobres sempre foram emancipadas. Ela destacou ainda que para analisar o papel da mulher na sociedade, é preciso fazer um recorte muito bem feito. “A questão de gênero é atravessada pela questão de classe social. A emancipação da mulher de classe média é feita às custas das mulheres pobres, das empregadas domésticas, únicas trabalhadores que não gozam plenamente dos direitos trabalhistas”, destacou Margarida, que ainda abordou o não-reconhecimento das atividades femininas em casa, o que ela chamou de “trabalho invisível”. Em relação à representatividade política, Margarida relatou que apesar do Brasil ter elegido a primeira presidenta de sua história, o número de mulheres no Congresso Nacional está menor que na legislatura anterior.

Texto: Thiago Stephan - Foto: Sérgio Neumann

domingo, 27 de março de 2011

CARTA ABERTA SOBRE A FORMAÇÃO TEOLÓGICO-CATEQUÉTICO-PASTORAL DISPENSADA AO LAICATO CRISTÃO

Somos cristãos e cristãs, entre leigos, religiosos e padres, que participam ativamente da caminhada eclesial e se engajam em diversas pastorais.

Já há algum tempo, andamos preocupados com a Igreja de Cristo em Fortaleza quanto à maneira como vive sua missão evangelizadora no mundo de hoje. Particularmente, nos preocupa o preparo catequético-teológico dos “operários na Vinha”, agentes e testemunhas do Reino de Deus nas realidades seculares deste nosso mundo.

Desde o Concílio Vaticano II, a formação dos cristãos leigos encabeça a lista das prioridades para a Igreja Católica. Recentemente, fundou-se a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), com sede no Seminário da Prainha, como resultado de uma fusão dos dois institutos anteriores, a saber: o ITEP (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará) e o ICRE (Instituto de Ciências Religiosas). Além da Faculdade contamos, há 40 anos, com a formação básica e avançada de catequistas pela ESPAC, seguindo a linha da Catequese Renovada. A tradição do concílio e das conferências episcopais latino-americanas de Medellín a Aparecida, bem como o testemunho profético de fé de figuras locais proeminentes como Pe. Cícero Romão, Dom Helder Camara e Dom Aloísio Lorscheider c o m p r o m e t e m, a nosso ver, os responsáveis por essa formação, especificamente a direção da FCF e seu chanceler, o Sr. Arcebispo. Essa tradição eclesial promove uma teologia latino-americana engajada na causa salvífico-libertadora do Evangelho mediante a opção pelos pobres, uma teologia católico-ecumênica e em contínuo diálogo crítico com o mundo atual e as ciências, uma teologia profundamente sintonizada com “as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias” de mulheres e homens em deparo com as grandes questões da nossa época.

NOSSOS QUESTIONAMENTOS
No entanto, não é isso que vemos acontecer. Elencamos, em seguida, algumas observações baseadas em fatos recentes e perguntamos o que tais fatos podem significar para um projeto de formação humana e cristã de qualidade para o Povo de Deus:

Expectativas formuladas e esperanças suscitadas pela dinâmica ao longo da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP), em 2006 e 2007, com a finalidade de alicerçar uma faculdade nova e unificada, encontram-se hoje, diante da realidade criada pela FCF e, em parte, imposta pelo MEC, frustradas porque engavetadas e esquecidas nos arquivos da instituição.

Surpreende-nos que cursos bem procurados de especialização [pós-graduação latu sensu] em psicologia da religião e ciências da religião simplesmente sumiram da agenda acadêmica e, além disso, lamentavelmente, um curso solicitado ao MEC de especialização em Bíblia e de graduação em ciências da religião não tem sido autorizado.

De 2009 ao presente momento está em curso, na FCF, uma radical reestruturação do quadro docente, justificada formalmente com a necessidade de saneamento financeiro e com a exigência, da parte do MEC, de uma titulação acadêmica adequada dos professores.

Contudo, chama atenção o fato de que as demissões resultantes desta reestruturação atingiram quase exclusivamente teólogos leigos ou padres casados, reconhecidos por sua excelência na prática de ensino, engajados nas comunidades eclesiais e comprometidos com a fé da Igreja.

Nota-se um esvaziamento progressivo de alunos, sobretudo no turno da noite (antigo ICRE). Ouvem-se muitas queixas sobre uma significativa queda na qualidade do ensino, nas disciplinas bíblico-teológicas.

Respira-se um clima de preocupante desânimo entre discentes e docentes.

Mais alarmante, porém, parece-nos ser o crescente isolamento deste espaço de formação teológica. Constatamos atividades formativas não coordenadas, particularizadas e pontuais, para não falar do baixo teor reflexivo e da ingenuidade hermenêutica no estudo da Sagrada Escritura e dos documentos oficiais do Magistério. Após diversas tentativas de alertar os responsáveis acerca dessa situação perguntamo-nos, perplexos, para onde uma formação teológica tão defasada pretende levar o Povo de Deus de Fortaleza, sedento da palavra viva, encarnada na realidade e compreendida de forma madura?

Não podemos deixar de reconhecer neste conjunto de medidas uma tendência à clericalização da Igreja de Fortaleza. Nisso se encaixam fatos e tendências eclesiásticos como a substituição da antiga diretoria mista (padres-leigos) por uma chapa formada exclusivamente de clérigos e a adoção de atitudes que levantam suspeita de censura que pode comprometer a liberdade de pesquisa e de expressão na Academia. Tais retrocessos reabrem o fosso, existente no catolicismo pré-conciliar, entre clero e laicato, esfera sagrada e profana, fé e política, Igreja e mundo, graça e pecado. Diante disso, indagamos:

Qual o perfil de cristão que a Igreja – e a Igreja somos todos nós – deseja formar para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, com sua efervescência religiosa confusa, de um lado, e seu espírito secularizado, individualista e consumista, do outro?

Sentimos necessidade de lembrar aos responsáveis pela formação teológica do Povo de Deus de Fortaleza, que a teologia só pode nascer da fé do povo servindo à Palavra de Deus que nos liberta de todas as escravidões e nos apaixona pela missão.

Quanto à relação entre o clero e o povo cristão leigo, é bom não esquecermos que, de acordo com o Vaticano II, por causa do batismo, todos os cristãos usufruem de total igualdade, porque o Espírito Santo é o mesmo em Cristo e nos cristãos e que o “sacerdócio ministerial” não está acima do “sacerdócio régio” e muito menos acima da Palavra.

PALAVRAS FINAIS
Eis o que nos inquieta acerca do rumo que a formação do povo cristão, em Fortaleza, está tomando. Com esta Carta Aberta queremos chamar a atenção dos responsáveis diretos, mas também a de todos os fiéis – leigos, religiosos e padres –, corresponsáveis pelo sacerdócio batismal, para os perigos de uma formação cristã defasada e inadequada, caso queiramos cumprir a nossa missão transformadora no mundo de hoje.

Convidamos todos para o debate franco e urgente dessas e de outras questões que dizem respeito à qualificação do nosso testemunho cristão. Tal debate se presta à construção de uma Igreja “Comunhão-e-Participação”, onde não prevalece o silêncio obsequioso e a uniformização, mas aquela unidade viva que representa toda a diversidade enriquecedora do povo e de sua fé.

Fortaleza, em fevereiro de 2011

Ariadna Ramos Ribeiro, Movimento Familiar Cristão, Fortaleza
Agean Monteiro de Sousa, Área Pastoral São Francisco de Assis, Fortaleza
Aldenor Menezes Angelim, Comunidade Santo Américo, Fortaleza
Alexandre Carlos Ferreira Lins, ex-aluno da ESPAC, Fortaleza
Alice Maria da S. Rodrigues, catequese/João XXIII, Fortaleza
Ana Alves da L. Valentin, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
Ana Cely Machado de Sousa, grupo de oração e liturgia (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza
Ana Clara Pinto, Catequese, ex-aluna do ICRE, Fortaleza
Ana Cristina de O. Pereira, Área Pastoral São Francisco de Assis, Fortaleza
Ana Lourdes de Freitas, CEB’s, Fortaleza
Ana Neuza de Farias Paiva, Juventude Franciscana, Fortaleza
Anatatia de Sousa Jerônimo, Catequese, Fortaleza
Andréa Lima Carneiro, ex-aluna do ICRE, Fortaleza
Antônia Arleth Sousa Moreira, ex-aluna do ICRE, acessória bíblica do CEBI, Fortaleza
Antônia Maria da Silva, leiga, Fortaleza
Antônia Maria Marques Pereira, ECC (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza
Antônia Socorro de Souza, leiga, Fortaleza
Antônio Leonor de Maria, Líder Pastoral da Criança, Fortaleza
Antônio Rodrigues dos Santos, CC Nova União, Fortaleza
Antônio Rubens Pompeu Braga, ex-aluno da ESPAC, fortaleza
Antônio Sérgio Bezerra Ferreira, Pastoral Operária/Palmeiras, Fortaleza
Ariosto Mota Moreno Filho, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Bete Mary Flynn, Ir. de Notre Dame, facilitadora do CEBI, Grupo Agar, Fortaleza
Carlo Tursi, Coordenação Arquidiocesana das CEB’s, Fortaleza
Célia maria de Sousa Lima, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza
Cícera da Silva Martins, CEB’s PAMEN, Pastoral da Criança, Fortaleza
Clara da Conceição Cruz de Sousa, Missionária (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza
Claudete S. Morais Frencken, leiga, “O Grupo”, Fortaleza
Cleomar Ferreira da Conceição Alves, catequista, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza
Cristiane Lima, Pastoral da Criança/Mag. Alves, Fortaleza
Damiana Carneiro do Nascimento, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Domingo Cassain Sales, CEB’s/Paróquia Cristo Rei, Fortaleza
Domingos Sávio Régis Alves, aluno do CEBI, Escola Bíblica Santo Dias, Fortaleza
Doris Holanda Sampaio, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza
Edvane Barros Maia, CEBI – acessória bíblica, Fortaleza
Eliana M. Vasconcelos, aluna da FCF, Fortaleza
Elianira Alves Duarte, Pastoral do Idoso (N. S. dos Remédios), Fortaleza
Elierton Marques de Menezes, ex-funcionário do ICRE, Fortaleza
Eliete Alves Rodrigues, ex-aluna do ICRE, Fortaleza
Érica Maria Torres Pompeu, aluna da Teologia – FCF, Fortaleza
Ernandes Alves de Lima, Pastoral do Idoso (N. S. dos Remédios), Fortaleza
Fátima Maria Carvalho Rocha de Moura, teóloga, facilitadora do CEBI, Fortaleza
Felipe da Silva Barros, voluntário da Pastoral da Criança, Fortaleza
Fernanda Gonçalves de Souza, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza
Fernando Antônio Pinto, ex-aluno de ESPAC e ICRE, Fortaleza
Fernando Henrique da Silva, Área Pastoral São Francisco, Fortaleza
Frances de ???, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza
Francisca Antônia Ferreira Pinheiro Sousa, leiga, Fortaleza
Francisca das Chagas de S. Lima, Pastoral da Juventude, Fortaleza
Francisca Francine Antunes Oliveira, CEBI, Fortaleza
Francisca Idalice de Sousa Santos, Iniciação cristã, Crisma, Fortaleza
Francisca Irismar dos Santos Lima, Catequese (N. S. dos Remédios), Fortaleza
Francisca Márcia de Oliveira Barros, Catequese, aluna da ESPAC, Fortaleza
Francisca Maria Mendes Sousa, Grupo Agar, Fortaleza
Francisca Régia de Maria, Educadora Social da Pastoral do Menor, Fortaleza
Francisca Regina de Almeida Sales, MESC, Dízimo (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza
Francisca Verônica Chagas Araújo, Assessoria Bíblica do CEBI, Fortaleza
Francisco Davi de Morais Furtado, pastoral da crisma (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza
Francisco Evandro de Alencar, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Francisco Fernando Martins, ex-aluno do ICRE, Fortaleza
Francisco José Cirilo, Pastoral Operária, Fortaleza
Francisco Leite de Sousa, Aluno CEBI, Fortaleza
Francisco Roberto Bezerra Leita, ex-aluno da ESPAC, Fortaleza
Francisco Silva Furtado, Catequese, Fortaleza
Francival Pires Pereira, aluno do ICRE (FCF), Fortaleza
Frei Genilson dos Santos, OFM, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Frei Marcos Carvalho, OFM, Fortaleza
Geralda Alexandrino do Nascimento Serra, Catequese, Fortaleza
Geraldo Frencken, professor, Fortaleza
Gerd Günther Buttgereit, aluno da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), Fortaleza
Graciola Sales Conceição, Igreja Cristo Rei, Fortaleza
Iara Féras Araújo, CEB’s (Área Pastoral Praia do Futuro II), Fortaleza
Inés de Fátima Souza Alves, Missionárias da Mãe da Visitação, Fortaleza
Ivonilde de Castro Calhado, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza
Jaefson Rodrigues Rodrigues, ex-professor do ICRE, facilitador da ESPAC, Fortaleza
Jean Rodrigues Braga, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Jean Souza dos Anjos, ex-aluno do ICRE, Fortaleza
Jeane Freitas, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
Joana D’Arc Martins de Lima, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
João Bezerra de Freitas, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
João de Deus Filho, Igreja Santa Luzia, ex-aluno, Fortaleza
João Duarte de Siqueira, aluno da FCF, Fortaleza
João Leondenes Facundo de S. Júnior, Agente de Pastoral – catequista, Fortaleza
João Lino Neto, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza
José Airton de Maria, Coordenação das CEB’s, Fortaleza
José Clodoaldo Ferraz, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
José Edson Girão, aluno da FCF, Fortaleza
José Elin de Sousa, leigo, Fortaleza
José Gileno Neves Filho, leigo, Fortaleza
José Neyardo Alves de Araújo, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
José Sampaio, Estudo Bíblico, Crisma (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza
Josilene Queiroz do Nascimento, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza
Juscelino Dias da Rocha, CEB’s Pici/Henrique Jorge, Fortaleza
Karen Luana Cazuza da Silva, Educadora Social da Pastoral do Menor, Fortaleza
Luis Eduardo Torres Bedoya, ex-professor da FCF, Fortaleza
Madyson Felipe Gomes Lima, Shalom português, Fortaleza
Marcello Tavares Holanda Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Marcelo B. de Oliveira, Paróquia N. S. da Assunção, Fortaleza
Márcia Maria Araújo Martins, Facilitadora Bíblica do CEBI, aluna do ICRE, Fortaleza
Marcos Aurélio Martins de Araújo, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
Maria Aldamir de Almeida, Facilitadora do CEBI (Ir. de J. M.), Fortaleza
Maria Antônia Pereira P. Silva, Pastoral Carcerária, Fortaleza
Maria Antonieta Ribeiro do Bezerra, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza
Maria Bezerra Fernandes, Catequese, Fortaleza
Maria Clebia Pinto Mote Maciel, liturgia, evangelização, MESC, Fortaleza
Maria Cleide Pires e Andrade, Irmã Dominicana, Fortaleza
Maria da Conceição M. de Sousa, CEBI, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza
Maria das Dores Vieira Pereira, Coordenadora Comunitária pastoral da Criança, Fortaleza
Maria de Fátima Alves, CEBI, Fortaleza
Maria de Fátima Lucena Xavier, aluna da FCF, Fortaleza
Maria de Fátima Silva, catequista de N. S. dos Remédios, Fortaleza
Maria de Jesus Alves da Silva, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
Maria de Lourdes Pereira de Lima, Apoio Pastoral da Criança, Fortaleza
Maria do Carmo de Lima Carneiro, Legião de Maria, Fortaleza
Maria do Céu do Nascimento Chaves, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Maria do Socorro da Silva Oliveira, Pastoral da Crisma, Pastoral da Liturgia, Fortaleza
Maria Edite Silva, CEB’s, Arquidiocese, Fortaleza
Maria Edite Silva, CEB’s, Fortaleza
Maria Edna Souza Barbosa, Catequese (teologia), Fortaleza
Maria Eliete de Araújo, Grupo Agar, Fortaleza
Maria Elisa Montoya Guarin, Irmã Dominicana, Fortaleza
Maria Fátima de Souza Jerônimo, Catequese, ex-aluna do ICRE, Fortaleza
Maria Gomes de Sousa, Estudo Bíblico, Fortaleza
Maria Gorete de Almeida, Pastorais Sociais (Paróquia Nossa Senhora das Dores), Fortaleza
Maria Gorethe Sousa, Pastoral da N. S. de Fátima, Fortaleza
Maria José de Silva Ramalho, MESC, Fortaleza
Maria Marlene de Aguiar, Secretaria do Trabalho do Desenvolvimento Social, Fortaleza
Maria Norberta Viana, facilitadora do CEBI, Fortaleza
Maria Regina de Sousa, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Maria Silêuda Silva dos Santos, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Maria Valdicélia Cavalcante Lopes, Conselho Comunitário Monsenhor Souto, Fortaleza
Maria Valdinéia Morais Oliveira, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza
Maria Vieira do Nascimento, Legião de Maria, Fortaleza
Marília Santos de Menezes, leiga, Fortaleza
Marinete Jales Rodrigues, CEBI, Grupo Agar, aluna do ICRE,
Marta Maria V. do Nascimento, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza
Martha Mota Machado, ex-aluna do ICRE (extensão), Fortaleza
Michael Becker, docente da FCF, Fortaleza
Michael Kosubek, docente da FCF, Fortaleza
Paulo Rosemberg Farias, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
Pe. Ermanno Allegri, Adital, Fortaleza
Pe. José Álvaro Campos Vieira, Paróquia N. S. da Paz, Fortaleza
Pe. Lino Allegri, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza
Pe. Marcos Passerini, Pastoral Carcerária, Fortaleza
Pedro Melo, Bacharelado de Teologia – FCF, Fortaleza
Raimundo da Silva Paiva, PJMP, Fortaleza
Regina Célia Araújo de Freitas, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Regina Célia Terto, Ministra da Palavra Fortaleza
Rejane Nascimento de Sousa, Articulação da Paróquia N. S. da Assunção, Fortaleza
Rubens Usinete da Costa, Catequese, Fortaleza
Sâmya Veras, Catequese, Fortaleza
Sérgio Alves de Nascimento, leigo, Fortaleza
Serly Melo Barros Souza, Catequese, Fortaleza
Stella Maris Sales, CEBI, ex-aluna do ICRE, Fortaleza
Tânia de Lucena Nóbrega, aluna da FCF, Fortaleza
Tânia Maria Marques Pereira. Estudo Bíblico (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza
Tânia Maria Pinheiro de Almeida, Leiga Salvatoriana (Paróquia da Parangaba), Fortaleza
Tereza de Jesus Nascimento Pinto, leiga, Fortaleza
Terezinha Casimiro Albuquerque, facilitadora bíblica do CEBI, Fortaleza
Tiago Silva, Pastoral da Criança/Mag. Alves, Fortaleza
Vicente Vidal, Assessoria Bíblica do CEBI, Fortaleza
Victória Régia Amais de Paiva, CEBI, UFC-sociologia, Fortaleza
Walmir Gomes Pessoa, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza
Welma Andrade Wanderley, Grupo Agar, Fortaleza
Zilda Barros de Oliveira, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

sábado, 26 de março de 2011

MFC MACEIÓ REALIZA ENCONTRÃO PRÉ-NUCLEAÇÃO NESTE DOMINGO (27)

No domingo, dia 27, a partir das 08h30min, os mefecistas que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ se reunirão no Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, no bairro de Jaraguá, para o ENCONTRÃO que tradicionalmente acontece uma semana antes da Nucleação.

Participam do ENCONTRÃO todos os dirigentes, casais assessores, coordenadores, membros das equipes de trabalho e auxiliares de comunidade. A coordenação orienta que todos vistam a camisa do MFC durante o ENCONTRÃO e também durante a NUCLEAÇÃO.

O término das atividades está prevista para as 13h30min e as 10h00mim será servido um lanche partilhado e para isso a coordenação da Nucleação pede a colaboração de todos no sentido de levar refrigerantes, bolos, salgados, tortas, etc., para o lanche.

É importante que todos que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ participem desse momento de integração, reflexão e preparação espiritual para a Nucleação que acontecerá de 1º a 3 de abril.

INSCRIÇÕES DE CASAIS PARA A NUCLEAÇÃO
O coordenador geral da 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, Rainey Marinho, agradeceu o apoio da família mefecista maceioense que intensificou os convites para que novos casais participassem da 28ª Nucleação, porta de entrada de novos irmãos no MFC.

A indicação de casais superou as expectativas da coordenação que se preparava para nuclear entre 30 e 35 casais e, até o presente, já foi cadastrada 60 fichas de inscrição.

A solução encontrada pela coordenação foi à suspensão do recebimento de novas fichas de inscrição, e, após uma triagem, selecionar 40 casais participantes pela ordem de chegada. As indicações já recebidas e que não participarem da 28ª Nucleação terão prioridades na próxima Nucleação que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

sexta-feira, 25 de março de 2011

O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER - Artigo de Deonira La Rosa


O NOVO HOMEM E

A NOVA MULHER

Rose Marie Muraro, em livro lançado com Leonardo Boff (2002), analisa os frutos positivos da recente ida da mulher ao mercado de trabalho e da maior permanência dos homens em casa.

Só no Brasil, afirma a autora, 22,5 milhões de homens cuidam da casa, enquanto a mulher que está empregada é obrigada a sair para trabalhar. À primeira vista, este fato parece prejudicial à família e à nação, entretanto, ao lado das desvantagens que traz, podem ser citadas muitas vantagens, as quais resultarão em grande benefício para a humanidade.

Ao entrar no domínio do privado, os homens passam a fazer o trabalho da casa junto com a mulher e a dividir o cuidado das crianças. E isso, a médio prazo, pode vir a ser a origem da mudança da estrutura psíquica de meninos e meninas, que passam a desenvolver uma intimidade com pessoas dos dois sexos: o pai e a mãe.

A pesada carga de ser a depositária do amor totalizante, que recai sobre a mãe na cultura patriarcal, passa agora a ser dividida com o pai.

A divisão do cuidado com os filhos, antes só materno, iguala pai e mãe aos olhos da criança. O pai passa a ser tão amoroso quanto a mãe. Por conseqüência, desaparece a figura da mãe todo-poderosa, a única criadora do amor e da vida. Em seu lugar surge um casal capaz de acabar com o tormento da criança que percebe uma separação entre os sexos, uma cisão entre o homem e a mulher.

Em terceiro lugar, começa a desaparecer a divisão das funções: para a mãe o amor, para o pai a rigidez.

Nesse novo contexto, o menino não reprimirá mais a emoção, nem sua inteligência será tão dissociada e impessoal. Poderá conservar mais o corpo, como faz a menina, e desenvolver um superego menos rígido.

A menina, por sua vez, se indentificará com um ser inteiro, pois a relação entre pai e mãe será de iguais e não de opressor/oprimido.

A mãe fará também a figura do pai de hoje, já que estando inserida no mundo do trabalho, torna-se um modelo criativo e com a inteligência mais desenvolvida.

Enfim, num futuro talvez próximo, os homens terão perdido o medo da entrega e da mulher e as mulheres não serão, como são no patriarcado, tão dependentes do homem idealizado.

As consequências disso podem ser incalculáveis. Meninos e meninas educados assim, numa sociedade pluralista, não achariam "natural" uma sociedade em que a mulher é inferior ao homem e, portanto, não veriam como "natural" uma sociedade autoritária e desigual, pois agora "natural" seria um mundo democrático, não-competitivo e de partilha. Estaria superada a relação opressor/oprimido, fundamental para o sistema competitivo que dura há mais de oito mil anos e se iniciaria uma fase pós-patriarcal.


Fonte: BLOG DO MFC ALAGOAS - http://mfcmaceio.blogspot.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

MFC/TUBARÃO(SC) PREPARA CASAIS PARA O MATRIMÔNIO

Casais do MFC/Tubarão-SC

Casais do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUBARÃO - SC ministram curso para os noivos que participarão do casamento comunitário promovido pelo Rotary Club Tubarão Azul em parceria com a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

O casamento comunitário é uma idealização do Rotary Club Tubarão Azul e que este ano contemplou a comunidade Paroquial da Passagem. Dezenove casais participaram do ENCONTRO DE NOIVOS DO MFC que aconteceu na tarde do último domingo (20) no Centro   Pastoral da Paróquia.

A cerimônia religiosa será realizada no dia 15 de maio às 16h na Igreja Matriz da Passagem. Os casais inscritos participarão de outros encontros a fim de regularizarem a situação religiosa com os outros sacramentos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

MFC/STO. ANTÔNIO DA PLATINA(PR) PROMOVE "NOITE DE ORAÇÃO"

Noite de Oração movimenta MFC em Santo Antônio da Platina
Aconteceu na noite da sexta-feira, 18, na capela do Bairro Colorado, em Santo Antônio da Platina (PR), “NOITE DE ORAÇÃO” promovida pelo MFC - Movimento Familiar Cristão platinense.

O tema discorrido na ocasião foi a vida de São José. Os grupos responsáveis pelo evento, que lotou a igreja, foram Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria.

Após a “Noite de Oração” a comunidade Colorado promoveu uma festa ao lado da capela, com costela assada, frango assado, espetinho, doces, pescaria e parque de diversões. A festa continuou no sábado (19).

terça-feira, 22 de março de 2011

MFC MACEIÓ: Quantidade de inscrições supera expectativas e MFC suspende o recebimento de novas indicações para a 28ª Nucleação

Rainey Marinho, coordenador da
28ª Nucleação do MFC Maceió
O coordenador geral da 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, Rainey Marinho, agradeceu o apoio da família mefecista maceioense que intensificou os convites para que novos casais participassem da 28ª Nucleação, porta de entrada de novos irmãos no MFC.

A indicação de casais superou as expectativas da coordenação que se preparava para nuclear entre 30 e 35 casais e, até a manhã desta terça-feira (22), foram entregues 50 fichas de inscrição preenchidas e a indicação de outros 10 casais que ficaram de entregar as fichas preenchidas até o inicio desta quarta-feira (23), totalizando 60 casais.

A solução encontrada pela coordenação foi a suspensão do recebimento de novas fichas de inscrição, e, após uma triagem, selecionar os casais participantes pela ordem de chegada. As indicações já recebidas e que não participarem da 28ª Nucleação terão prioridades na próxima Nucleação que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

“A vontade em dividir o presente que um dia recebeu, ao participar de uma Nucleação do MFC, foi a motivação principal para tantas indicações. Faremos o possível para nuclear o maior número possível de casais, infelizmente o espaço que dispomos para realizar a Nucleação não comporta um número maior de casais, e pedimos a compreensão de todos.” Concluiu Rainey Marinho.

MFC/TUPÃ(SP) PARTICIPA DA 29ª SEMANA DA SOLIDARIEDADE

Cidade de Tupã, SP

O Movimento Familiar Cristão de Tupã - São Paulo, e as entidades que participarão da 29ª SEMANA DA SOLIDARIEDADE DE TUPÃ se reuniram na última quinta-feira, dia 17, para definirem o cardápio e a montagem das barracas.

O evento, considerado um dos principais festivais gastronômicos da região da Alta Paulista, acontecerá no período de 6 a 10 de abril, no recinto da Exapit.

A reunião aconteceu na Pharmacotécnica, na Avenida Tamoios, às 17 horas. Além do cardápio e a montagem das barracas, a comissão organizadora discutiu diversos outros assuntos com os representantes das entidades.

O cardápio variado é a atração principal da Semana da Solidariedade. Será possível saborear massas, salgados e deliciosos pratos da culinária oriental. Além disso, o evento contará com atrações musicais.

A 29ª Semana da Solidariedade terá a participação das seguintes entidades: MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUPÃ, Associação dos Artistas e Artesãos de Tupã (AAART), Associação Amigos de Pacientes Egressos de Hospitais Psiquiátricos de Tupã (Aapehosp), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã (Apae), ONG Artevidas, Associação Dom Bosco, Associação Bethel, Casa Abrigo, Casa Emanuel, Casa do Garoto, CIM, Escola Profissionalizante, Fraternidade Feminina da Loja Maçônica “Trabalho e Fraternidade”, Grupo de Amigos da Santa Casa (Gasc), Legião Mirim, Leo Clube/Lions Clube, Lions Curumim, Pastoral da Moradia, Pastoral Social, Rotary Tupã, Rotary Vanuíre e Sociedade São Vicente de Paulo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC É SUCESSO E JÁ DEIXA SAUDADES

No domingo (20), com um delicioso café matinal preparado carinhosamente pela Equipe Cidade Curitiba do Movimento Familiar Cristão – MFC, iniciou-se o último dia do SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC que aconteceu na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba, Paraná.

Depois de alimentados, os dirigentes do MFC de todo o Brasil assistiram a espiritualização do CONDIR NORTE, seguido do momento de formação com a palestra “ESCATOLOGIA CRISTÔ com o professor da PUC/PR, Mario Antonio Betiato que tratou do futuro absoluto e das verdades na caminhada da fé.

Ainda na manhã do domingo, a coordenação nacional do MFC apresentou aos dirigentes mefecistas o MFC BRASIL NOTÍCIAS, blog informativo de notícias do Movimento Familiar Cristão, projeto do mefecista Jorge (MFC/AL) com a finalidade de divulgar o que acontece no MFC de todas as cidades onde houver uma Equipe Base do MFC. “Somos um movimento que é notícia todos os dias e precisamos divulgar o que fazemos para o Brasil e o mundo. Não podemos ficar no anonimato, é necessário divulgar o que o MFC faz para que possamos ficar mais conhecidos e termos as nossas ações reconhecidas”. Disse Jorge, responsável pelo projeto do blog que será o portal de notícias do MFC BRASIL.

Os mefecistas de todos os recantos brasileiros devem enviar suas notícias para publicação no portal através do email: mfcnoticias@gmail.com ou através do Site do MFC BRASIL em http://www.mfc.org.br no link "Fale Conosco".

Após o almoço que foi servido no próprio local, os CONDIR’s - Conselhos Diretores Regionais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul se reuniram com o objetivo de avaliar o desempenho do MFC nos estados, estabelecerem metas e trocarem informações referentes às atividades mefecistas no âmbito de suas jurisdições. O SIN foi concluído com a espiritualização do CONDIR CENTRO-OESTE.

O SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC foi uma determinação da Assembléia Geral Nacional (AGN) que aconteceu em Vila Velha, após o 17º Encontro Nacional e teve a finalidade de reunir os dirigentes de todas as regiões do Brasil. No mesmo período aconteceram as reuniões do Conselho Diretor Nacional (CONDIN), Conselho Diretor Regional (CONDIR), Conselho Fiscal, Tesoureiros Estaduais e Regionais, e da ala jovem do MFC.

Os participantes do SIN foram unânimes em dizer que o evento foi um sucesso e que esse momento de integração produzirá bons frutos para toda a família mefecista brasileira.

domingo, 20 de março de 2011

SÁBADO MOVIMENTADO NO SIN

Aparecido Isabel Massi

O sábado foi movimentado para os mefecistas participantes do SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC que acontece em Curitiba – Paraná com a presença de mefecistas de todos os estados brasileiros.

Com um saboroso café matinal os mefecistas iniciaram os trabalhos, seguindo após, para o auditório da Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê onde aconteceu o momento de espiritualização do Condir Sudeste.

Na sequência do SIN, houve o momento de formação, onde o engenheiro e teatrólogo Aparecido Isabel Massi fez uma palestra que proporcionou aos participantes momentos de descontração, reflexão e muita emoção.

Arthur Diniz
Ainda no sábado aconteceu a apresentação dos Conselhos Diretores Regionais (CONDIR’s) e suas respectivas Coordenações Estaduais, onde foram relatadas as características de atuação do MFC local, suas metas para o triênio, etc.

O ponto forte da manhã foi a palestra de Arthur Diniz, responsável pela contabilidade do MFC que repassou informações importantes para os dirigentes do Movimento Familiar Cristão do Brasil.

Reunião CONDIN
Reunião Conselho Fiscal
Após o almoço, os dirigentes mefecistas participaram da reunião do Conselho Diretor Nacional (CONDIN) com a presença de coordenadores regionais do Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Paralelamente a reunião do CONDIN, reuniram-se os tesoureiros estaduais e regionais com o Conselho Fiscal do MFC BRASIL.

Missa
Dando sequência ao SIN, aconteceu a Santa Missa celebrada por Frei Davi (assessor eclesiástico do CONDIN) e co-celebrada por Padre Arnaldo (assessor eclesiástico do CONDIR/NE).

O sábado foi concluído com o jantar e apresentação de um show musical.