DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

MFC DE VITÓRIA DA CONQUISTA(BA) SE DESTACA NO SOCIAL

As ações sociais do MFC começam dentro de cada equipe base, local que objetiva a construção de uma comunidade aberta, fraterna e solidária. Porém o chamado à missão nos impulsiona a irmos mais longe... Lançar as redes em águas mais profundas, viver e solidarizar-se com os irmãos menos favorecidos e compadecer das necessidades que assolam as famílias, anunciando o Reino de Deus e denunciando toda a estrutura de morte. Por isso ações voluntárias e que brotam do coração de quem deseja o bem, embora muitas vezes anônimas, sem qualquer interesse em aparecer, tomam forma de gestos concretos de fé e esperança nas diversas localidades de nossa cidade.

O campo de ação do MFC é a família, pensando nela é que desenvolvemos inúmeras atividades, visando a valorização do bem comum, o resgate da dignidade humana, a formação da cidadania e a conscientização da responsabilidade social da família.

Podemos citar alguns destes projetos do MFC em Vitória da Conquista:

- Realização do Dia das Mães, Pais e Crianças em bairros periféricos, comunidades, creches, escolas e zona rural de nossa cidade.

- Campanha de arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas a famílias cadastradas e que são acompanhados no sentido de regulamentação de documentos, encaminhando-as a projetos sociais do governo, aposentadoria e demais direitos ainda desconhecidos destas pessoas.

- Campanhas de agasalho, cobertor - Distribuição de sopas e lanches principalmente na época do frio nas ruas e hospitais.

- Campanha de Material de construção e mutirão para Construção de casas de famílias carentes.

- Realização de Seminários e Jornadas da Família abertos à comunidade que visam a valorização da família.

- Realização de encontros de jovens com temas como: violência, drogas, profissão, perspectiva de futuro e outros assuntos relacionados.

- Participação de Seminários em algumas escolas municipais entre pais e filhos

- Realização de Retiros, Vigílias e Momentos espirituais

- Envolvimento nas ações de evangelização e missionárias  de paróquias e comunidades urbanas e rurais.

- Realização de Encontro de Casais, quem além de ser uma ação evangelizadora, entendemos que também se identifica como uma ação social, pois resgata famílias com dificuldades de relacionamentos, além de despertar a reflexão dos principais desafios da família na sociedade moderna: Drogas, Prostituição, Violência, Educação, Segurança Pública, Saúde, Conscientização Política...

- Realização do Dia Solidário em um bairro da cidade, onde oferece a comunidade diversos serviços relacionados a saúde, orientação e qualidade de  vida.

- Apoio a Casa de Acolhimento a pessoas portadoras de Câncer.

- PROJETO JUNTE SE A NÓS, com 10 anos de existência, realiza uma importante ação social nas comunidades carentes de Vitória da Conquista: cortando e higienizando cabelos, unhas, conscientizando as pessoas a respeito da saúde bucal, planejamento familiar, vícios e violência doméstica.

- PROJETO FAMÍLIA NO CINEMA, leva a comunidade filmes educativos e que logo após a sessão, acontece uma reflexão sobre o tema assistido, com a presença de psicólogos, médicos, educadores, religiosos que enriquecem ainda mais a discussão.

- PROJETO IRMÃOS DE SANGUE: este projeto criado há 03 anos, possui um cadastro de cerca de 200 doadores voluntários de sangue que fazem a sua doação, assim que são acionados pelo projeto através de ligação telefônica, diante da necessidade de suprir a carência de sangue dos bancos de sangue de Vitória da Conquista, ou em casos de emergência, acidentes e cirurgias. Este projeto vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais, ajudando a salvar muitas vidas em nossa cidade.

Sabemos que a missão é grande, e que precisamos trabalhar ainda muito mais pela família, portanto, caminhemos com o Movimento Familiar Cristão de forma profética, missionária e libertadora, participando da construção do Reino de Deus e testemunhando o Evangelho de nosso Jesus Cristo com as nossas palavras e nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário