DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sábado, 30 de junho de 2012

ASSISTENTE ECLESIÁSTICO DO MFC - DOM ANGÉLICO SANDALO BERNARDINO

Dom Angélico Sandalo Bernardino

 
D
om Angélico Sandalo Bernardino nasceu em Saltinho, em 19 de janeiro de 1933, hoje  com 79 anos continua no vigor do trabalho pastoral, convidado a pregar retiros e participar de encontros promovidos pelas dioceses do Brasil.

Dom Angélico estudou Filosofia em São Paulo e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão. Em Ribeirão Preto cursou a faculdade de Jornalismo. Foi ordenado sacerdote aos 12 de julho de 1959. Foi ASSISTENTE ECLESIÁSTICO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO; diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano em Brodowski, de 1961 a 1962; coordenador de pastoral; diretor do jornal Diário de Notícias; das Equipes de Nossa Senhora e dos Cursinhos de Cristandade.

Foi nomeado bispo-auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em 12 de dezembro de 1974 com a sede titular de Tambeae. Recebeu a ordenação episcopal no dia litúrgico da Conversão do Apóstolo São Paulo, dia 25 de janeiro de 1975, pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Na Arquidiocese de São Paulo teve atuação marcante em favor da população menos favorecida, sendo bispo responsável pela Pastoral Operária. Foi Vigário Episcopal das Regiões Episcopais em São Miguel Paulista, (a referida região foi desmembrada da Arquidiocese de São Paulo e se constitui na atual Diocese de São Miguel Paulista assumindo posteriormente Dom Fernando Legal) e das Regiões Episcopais de Belém e Brasilândia.

Foi responsável pela Cáritas no regional Sul-1 da CNBB; diretor do Jornal O São Paulo. Em 1992 participou da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Em 1999 foi delegado eleito na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para América que ocorreu em Roma. De 1995 a 2002 foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral-Setor Vocações e Ministérios da CNBB, período que ocorreu o Ano Nacional das Vocações.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, aos 19 de abril de 2000 para ser o primeiro bispo da nova Diocese de Blumenau. Tomou posse em Blumenau no dia 24 de junho de 2000. No período em que esteve em Santa Catarina foi presidente do regional Sul-4 da CNBB; delegado eleito na Conferência de Aparecida.

Em 18 de fevereiro de 2009 teve a sua renúncia aceita por limite de idade, pelo Papa Bento XVI no governo da Diocese de Blumenau. É membro da Subcomissão para os Bispos Eméritos da CNBB.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

MFC ITAMARAJU-BA PROMOVE FESTA JUNINA PARA IDOSOS

Idosos do CCI Itamaraju-BA na festa organizada pelo MFC


O
 Movimento Familiar Cristão de Itamaraju – Bahia realizou no CCI - Centro de Convivência do Idoso uma programação junina, como parte do projeto Feliz Idade. A festa aconteceu na noite da quarta-feira (20) em Itamaraju e teve barracas de demonstração cultural e comidas típicas.

As atrações ficaram por conta de forró, acompanhado da tradicional “Dança caipira”, “Dança da fita” e “Quadrilhas”. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do “Casamento da Roça”, que chamou à atenção dos participantes.

A Festa Junina é promovida anualmente pelo CCI, sob a coordenação do Movimento Familiar Cristão. “É um projeto que vem sendo feito há 13 anos, onde a gente encontra muita simplicidade e alegria nos idosos e seus familiares que participam da festa”, argumentou a presidente do CCI e membro do MFC, vereadora Clemildes Nunes.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

MFC SE REÚNE COM O SETOR FAMÍLIAS DA DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-MT

Setor Famílias da Diocese de Rondonópolis-MT

O
 Movimento Familiar Cristão de Rondonópolis – Mato Grosso participou no último dia 19 de junho, das 19 às 21 horas, do Encontro do Setor Famílias da Diocese de Rondonópolis.

O Setor Famílias integra todas as pastorais e movimentos que se dedicam ao cultivo da vida e da espiritualidade das famílias. Participam o MFC - Movimento Familiar Cristão; Pastoral da Família; Renovação Carismática Católica; e Movimento de Cursilho de Cristandade.

O objetivo da reunião foi a de preparar a programação da SEMANA DA FAMÍLIA que acontecerá na Diocese de Rondonópolis, de 05 a 12 de agosto de 2012 com o tema “FAMÍLIA, SINAL DO AMOR DE DEUS”. Entre as principais atividades está a Missa da Família, no dia 05 de agosto às 19 horas, na Matriz Sagrado Coração de Jesus, celebrada pelo bispo dom Juventino Kestering.

No dia 11 de agosto, haverá divulgação do valor da família, com entrevistas nos principais meios de comunicação, palestras sobre a família e a realização da tradicional Caminhada da Família pelas ruas da Cidade de Rondonópolis.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

MEFECISTA IEDA SANTAFÉ AGUIAR FALECE EM PORTO ALEGRE-RS

 Ieda Santafé Aguiar

R
egistramos com pesar o falecimento de IEDA SANTAFÉ AGUIAR, membro do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul.

Professora, advogada e juíza, IEDA SANTAFÉ AGUIAR morreu em 19 de junho, aos 85 anos, em Porto Alegre. Nascida em Restinga Seca-RS, então parte de Cachoeira do Sul, passou a exercer o magistério logo aos 15 anos, nos municípios de Dona Francisca e Erechim e outras localidades do Interior do Rio Grande do Sul.

Ieda se formou em Filosofia, na PUCRS, e em Direito, na UFRGS, tendo sido aluna laureada. Foi professora de Filosofia no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Como servidora concursada, iniciou carreira na Justiça do Trabalho, sendo assessora da presidência do Tribunal Regional do Trabalho e juíza do Trabalho substituta. Após a aposentadoria, ainda atuou como advogada durante 20 anos.

Católica fervorosa, participou do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO e, nos últimos anos, das Oficinas de Oração e Vida. Dedicada à família, Ieda deixa um exemplo de vida espiritual, aos quatro filhos e nove netos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

MFC LONDRINA-PR CELEBRA O PADROEIRO DA CIDADE

Arquidiocese de Londrina - Paraná


O
 Movimento Familiar Cristão de Londrina – Paraná participou ativamente das festividades alusivas ao Padroeiro da Cidade, o Sagrado Coração de Jesus.

Na sexta-feira, 15, feriado municipal em Londrina, a Arquidiocese de Londrina organizou, com a participação das pastorais e movimentos, uma programação que se iniciou com a Hora Santa Eucarística às 8h30min, que se repetiu às 9h30min, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h e 18h, esta última organizada pelo MFC - Movimento Familiar Cristão de Londrina.

Às 10h30min foi celebrada a Santa Missa com a participação de todo o clero de Londrina. Às 15 horas foi celebrada mais uma Santa Missa e às 19 horas, a Santa Missa, seguida da Procissão Luminosa com a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Durante todo o dia aconteceu adorações eucarísticas na Capela da Catedral, cofraternizações no estacionamento, com a comunidade católica frequentando as barraquinhas com quitutes, refrigerantes e artigos religiosos.

 Ao final das Santas Missas, objetos e documentos foram abençoados pelos sacerdotes.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CORREIO MFC BRASIL Nº 288


Não tem conexão, mas coincide, na Conferência, com a atmosfera de busca de purificação do ar que respiramos e da água que bebemos. Em tempo de aguda percepção das agressões ao meio ambiente biofísico do planeta, acontece uma igualmente aguda e radical limpeza ética no ambiente político do país Brasil.
  
LIMPEZA DO MEIO AMBIENTE
BIOFÍSICO E... POLÍTICO
HELIO AMORIM – MFC/RJ

O
 TSE divulgou neste fim de mês uma lista preliminar com 6.917 nomes de agentes públicos impedidos de se candidatar a cargos eletivos nas próximas eleições municipais. Eles são gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções que tiveram suas contas julgadas irregulares em caráter definitivo, não cabendo mais recursos. O número poderá aumentar, à medida que se apresentem candidatos. Muitos pensarão duas vezes antes de se apresentar às urnas com justo receio da radiografia dos tribunais eleitorais. De acordo com o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, o fato não se deve necessariamente ao aumento de práticas de corrupção, mas à fiscalização mais atenta do órgão. "A atuação do tribunal foi ampliada. O aumento não surpreende; ele se deve à maior atuação do tribunal", justificou. Que se mantenha atento e severo, dizem os cidadãos eleitores.

Da outra face da moeda ecológica, nada menos de 193 presidentes e chefes de estado posaram em foto memorável no Riocentro, na véspera de firmarem o acordo duramente discutido por centenas de ministros e autoridades daqueles países, mas decepcionante para muitos governantes e organizações culturais, sociais, educacionais, ambientais. Lamentável a metodologia adotada para a aprovação de um documento único de consenso absoluto.

Para essa unanimidade, preferiram suprimir centenas de disposições apoiadas por muitos e até quase todos países, por alguns terem se recusado a assinar o texto final. Erro crasso Com o simples uso de um computador, cada país registraria se aprovava ou não cada uma das indicações constantes do documento base. O documento final registraria todos os itens com um percentual significativo, prefixado, de votos favoráveis, indicando oscore e facilitando o acesso aos países que votaram contra e a favor de cada um. Bastaria cada votante perfurar um cartão de um programa simples, no final da última rodada de debates.

Temos ainda esperanças de que este procedimento tenha sido adotado e possa a ter sua divulgação exigida pelos países que se sentem frustrados com a mutilação do documento de trabalho, que merecia talvez uma poda mais modesta decorrente de baixa votação de temas excessivamente contundentes para o momento atual. Seriam armazenados para a Rio+40, se o planeta sobreviver até lá.

Passando às ruas. Uma festa da democracia. Passeatas por toda parte atropelam o trânsito e produzem um ruído ensurdecedor. As ruas acolhem todas as reivindicações, protestos, apoios e desapoios de ambientalistas, trabalhadores, índios, MST, estudantes, funcionários da CEDAE por salários dignos, denunciadores de torturas do regime militar... estes foram às severas formas de manifestação: mais de duzentas pessoas se concentraram em frente a um pacato edifício residencial onde mora, com sua família, um torturador dos tempos de chumbo. Nomes de torturados por ele foram berrados em alto-falantes até o limite dos nervos da vizinhança solidária aos manifestantes. Vai-se lavando a alma nessa catarse merecida que transforme em inferno a vida desses carrascos.

domingo, 24 de junho de 2012

LITURGIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA - 24/06/2012


  

“EU NÃO SOU AQUELE
QUE PENSAIS QUE EU SOU!”
Festa de São João Batista, o filho de Zacarias e de Isabel. É o maior de todos os profetas, porque sua missão foi preparar a vinda e indicar a presença do Verbo encarnado no meio dos homens. Exerceu a sua missão com muita honestidade e não permitiu que ninguém o endeusasse. Que seu exemplo nos estimule a cumprir a nossa missão, sem jamais pretender ser o que não somos.

NATIVIDADE DE
SÃO JOÃO BATISTA
1ª Leitura: Is 49,1-6
Salmo Responsório:  138
2ª Leitura: At 13,22-26
Evangelho: Lc 1,57-66.80

EVANGELHO
LUCAS 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju-Sergipe

“SÃO JOÃO BATISTA”

Além da Virgem Maria Mãe de Deus, Nossa Senhora, de nenhum outro santo a Igreja celebra o nascimento, a não ser São João, chamado Batista, batizador. Dele, Jesus fez o maior elogio jamais feito pelo Salvador a alguém: “Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior que João, o Batista” (Mt. 11,11). Por isso, caríssimos, a hodierna solenidade!

Que lições, que meditações, que exemplos poderíamos colher nesta Festa, tendo escutado a Palavra que nos foi anunciada? Sugiro-vos três, que alimentem o coração, afervorem o desejo de colocar-se ao serviço do Senhor e nos conduzam à herança eterna.

Primeiro. A primeira leitura da Liturgia nos fez escutar a profecia de Isaías, colocando as palavras do profeta na boca de João Batista: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome... fez de mim uma flecha aguçada e disse-me ‘Tu és meu servo, em quem serei glorificado’” E o salmo de meditação fez eco a tão bela idéia: “Senhor, vós me sondais e conheceis. Fostes vós que me formastes as entranhas/ e no seio de minha mãe vós me tecestes./ Até o mais íntimo me conheceis;/ nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,/ quando eu era modelado ocultamente,/ era formado nas entranhas subterrâneas!” O que aparece aqui, caríssimos em Cristo, é que viemos a este mundo não por acaso, não sem um propósito. Somos todos fruto de um sonho de Deus, fomos todos misteriosamente chamados à vida: o Senhor pensou em nós, nos chamou, nos plasmou – e aqui estamos! O nascimento que hoje celebramos, do filho de Zacarias e Isabel, foi fruto do desígnio amoroso do Pai, que pelo Filho Jesus e para o Filho Jesus, na força do Espírito Santo, plasmou João. Por isso seu nome é tão verdadeiro: “Iohanah”, em hebraico: Deus dá a graça! Ele mesmo, João, já é uma graça de Deus para seus pais e para todos os que esperavam a salvação de Israel.

Hoje, quando um mundo insensível e descrente já não reconhece que a vida é um mistério de amor, é um chamado de Deus, quantos são abortados, quantos deixados de modo indigno e imoral no frio congelamento dos laboratórios de procriação artificial: lá esquecidos, lá manipulados em inaceitáveis experiências pseudo-científicas! Nós, que ouvimos a Palavra de Deus; nós, que nos alegramos com este nascimento, nunca esqueçamos: toda vida humana é sagrada do primeiro ao último instante do nosso caminho terreno. É imoral, perverso e desumano um governo que reduz a questão do aborto a problema de “política pública”. Um dia esses senhores irão prestar contas a Deus. Será mesmo que Deus aceitará este argumento, que não passa de disfarce para matar? Que o Senhor nos ajude a defender a vida, a gritar por ela! Que o Senhor também nos dê a sabedoria para descobrir e experimentar que a nossa vida – por quanto pobre e pequena – também e preciosa! Que hoje eu me pergunte: Qual o propósito da minha existência? Já o descobri? Já me conformei a ele? Vosso sou, Senhor, de vós nasci e para vós nasci! Que quereis fazer de mim?

Segundo. Ainda que a vida nossa seja fruto do amor do Senhor, isso não significa facilidades. João deveria preparar o caminho do Messias, do Cristo de Deus. E isto iria custar-lhe: “Eu disse: ‘Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa’” O grande desafio da nossa vida de crentes é viver na presença de Deus, é ser fiel à sua santa vontade e à missão que ele nos confiou. Ser fiel à missão custou a João: a dureza do deserto, as incompreensões dos inimigos, a trama de Herodíades, a dificuldade de perceber a vontade Deus (basta recordar João perguntando a Jesus: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?”- Mt. 11,3) e, finalmente, o aparente abandono, o aparente absurdo do silêncio de Deus, na solidão e na morte naquele cárcere. O que manteve João fiel até o fim? A confiança no Senhor, a capacidade de deixar-se guiar por Deus, sem querer ele mesmo controlar sua vida! Grande João! Fiel João! Pobre de Deus, João! Que exemplo para nós, tanta vez tentados a fazer da vida o que bem queremos, como se nascêssemos de nós mesmos e vivêssemos para nós mesmos! “Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor! (Rm. 14,8)”

Terceiro. Certa vez São Paulo escreveu: “Nenhum de nós vive para si...” (Rm. 14,7) Desde o ventre materno, o Senhor chamou João para ser o que prepara o caminho, o que vem antes, o “pré-cursor” Toda a sua existência foi “precursar”! No terceiro evangelho isso aparece de modo comovente: anuncia-se o nascimento de João e depois o de Jesus; narra-se a natividade de João e a seguir a do Messias; apresenta-se o ministério de João e, após sua prisão, o do Salvador; finalmente, narra-se a morte de João, prenúncio da morte do nosso Senhor! Eis! Não é fácil não viver para si, não é fácil deixar que Outro seja o centro! E, no entanto, como diz a segunda leitura, “João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Depois de mim vem Aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”; “É necessário que ele cresça e eu diminua!” Santo profeta João Batista: sendo humilde, foi o maior dos nascidos de mulher; sendo totalmente preso à sua missão de modo fiel e constante, foi livre de verdade; sendo todo esquecido de si e lembrado de Deus, foi maduro e feliz! Por isso mesmo, seu nome foi verdadeiro e traduziu perfeitamente seu ser e sua missão: João, Iohanah: Deus dá a graça. E a graça que, para seus pais, foi João no seu nascimento, nas verdade era outra graça: a graça que Deus dá é Jesus, o Messias; graça que João anunciou com seu nascimento, com sua vida, com sua pregação e com sua morte!

Que este grande profeta, o maior do Antigo Testamento, do céu interceda por nós, nascidos do Novo Testamento e, por isso, maiores que João, o Grande Precursor! Amém.

ORAÇÃO
Ó Deus, que suscitastes são João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz.  Amém!

UM DOMINGO SEM MISSA,
UMA SEMANA SEM DEUS!

Editado por MFC ALAGOAS

sábado, 23 de junho de 2012

NOTÍCIAS DO MFC LONDRINA-PR

Encontro de Alianças


O
 Movimento Familiar Cristão de Londrina – Paraná realizou no último domingo, 17 de junho, mais um ENCONTRO DE ALIANÇAS, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no Jardim Tóquio.

O Encontro de Alianças aconteceu com a participação de 29 casais e foi organizado com muito carinho pela Equipe de Jd. Tóquio.

CORPUS CHRISTI
Tapetes arrecadados
Antecedendo a tradicional procissão de Corpus Christi da Catedral de Londrina, aconteceu uma campanha de arrecadação de cobertores, que foram utilizados para enfeitar o trajeto da procissão. 

O MFC de Londrina participou da organização e realização da campanha de arrecadação e da procissão que reuniu milhares de cristãos.

O altar foi ornamentado pelo MFC com donativos arrecadados junto à comunidade mefecista e colaboradores amigos.

FACEBOOK
Diante da importância das redes sociais para a comunicação em tempo real na Internet, o MFC LONDRINA disponibiliza seu endereço na rede social Facebook: MFCLondrina.

No Facebook os internautas terão conhecimento de tudo que acontece no Movimento Familiar Cristão em Londrina.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CONDIR NORTE REALIZA ENCONTRO DO MFC JOVEM


N
os dias 16 e 17 de junho de 2012, na cidade de Belém – Pará, foi realizado, paralelamente à reunião do CONDIR NORTE, o III ENCONTRO REGIONAL DOS JOVENS DO NORTE.

O encontro contou com a participação dos jovens do Amapá, Maranhão e Pará, num total de vinte e cinco participantes.

Os temas abordados foram: “Quem sou eu” (sugerido pelo grupo do Amapá) e “Convivendo em grupo: desafios e propostas” (sugestão do mediador).

Os debates foram mediados pelo Coordenador do Secretariado Regional dos Jovens, Jorge Leão, do estado do Maranhão.

A dinâmica proposta seguiu, mais uma vez, a metodologia participativa, em que os participantes foram estimulados a participar e construir um debate crítico, envolvente e enriquecedor para todos.

Durante o sábado pela manhã, os grupos construíram uma síntese a partir da leitura de um texto trazido pelo mediador, que foi apresentada em quatro momentos, sendo refletida a sua ligação com o tema “Quem sou eu”, após a apresentação dos grupos.

Durante a tarde, houve apresentação da síntese do grupo do Amapá do I Encontro Regional dos Jovens, realizado em Macapá, nos dias 17 e 18 de setembro de 2011, por meio de um vídeo muito bem apresentado pela equipe de Macapá. Após isso, os jovens amapaenses fizeram uma síntese, com cartazes, ilustrando sobre o II Encontro Regional de Jovens, realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2011, em São Luís. Em seguida, o grupo do Maranhão apresentou algumas coreografias dos trabalhos realizados pela oficina de teatro realizada em São Luís.

No domingo pela manhã, os jovens realizaram a dinâmica dos três papéis, sendo que cada participante deveria escolher um deles, sendo um valor, uma qualidade pessoal e uma referência de pessoa na vida de cada um. Foi discutido, após a fala espontânea dos presentes, ainda o tema sobre o autoconhecimento.

Em seguida, o grupo foi novamente dividido em quatro grupos, com o texto “Reflexões sobre a Felicidade” (Teilhard de Chardin. Mundo, Homem e Deus. Ed. Cultrix, p. 76), em que o autor apresenta três personagens (fatigados, boas vidas e entusiastas). O mediador solicitou dos grupos que, após a leitura do texto, os grupos elaborassem três questões para serem feitas para os demais grupos em plenária. O debate foi bastante enriquecedor, de modo a possibilitar um maior aprofundamento sobre as dificuldades que encontramos quando estamos convivendo em grupo.

Por volta das 13h00min, o encontro foi terminado com uma avaliação dos participantes, que apontaram sugestões para os próximos encontros. O mediador solicitou que eles respondessem quatro questões avaliativas e mandassem para o seu email, a fim de possibilitar um maior aprofundamento do encontro. (O que foi bom neste encontro; o que aprendemos; o que isto tudo tem a ver com a nossa vida; sugestões para os próximos encontros).

Avaliamos que o encontro alcançou seus objetivos, sendo a caminhada dos jovens focada na integração e maior conhecimento entre os que lá estiveram. Os desafios continuam. Teremos ainda mais um encontro em Manaus, em fevereiro de 2013, a fim de animar os jovens desta cidade para a caminhada no Movimento Familiar Cristão.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS FOI TEMA DE PAINEL DO MFC JUIZ DE FORA-MG


O
 Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora – Minas Gerais e o Comitê de Cidadania promovem na última terça-feira, 19, um painel para tratar das eleições municipais e o papel da cidadania no processo eleitoral.

Foram palestrantes a cientista política Helena da Motta Salles e a presidente do Comitê de Cidadania, Déa Emília C. de Andrade. O evento aconteceu na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, na Avenida Rio Branco 3.372.

Este é um dos vários eventos programados sobre o assunto e que vão se desdobrar, ainda, em encontros com os candidatos, tão logo os nomes sejam definidos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MFC BAGÉ-RS REALIZA O 102º ENCONTRO DE NOIVOS

Equipes de Trabalho e Participantes do 102º Encontro de Noivos de Bagé-RS

O
 Movimento Familiar Cristão de Bagé – Rio Grande do Sul realizou nos dias 16 e 17 de junho o 102º ENCONTRO DE NOIVOS DE BAGÉ-RS. O evento aconteceu na Sala do MFC e Instituto São José.

O 102º ENCONTRO DE NOIVOS DE BAGÉ-RS realizou-se sob a coordenação dos mefecistas Freitas, Abib e Cláudia e contou com a participação do frei Álvaro Bordignon - assessor eclesiástico do MFC em Bagé, e de vários integrantes do MFC.

Durante o Encontro se discutiu diversos temas visando preparar os noivos para receber o sacramento do matrimônio. Os temas foram transmitidos de forma descontraída, com total aprovação dos noivos participantes.

terça-feira, 19 de junho de 2012

MFC MARINGÁ-PR PROMOVEU MAIS UM JANTAR BAILE PARA OS NAMORADOS

Jantar Baile dos Namorados do MFC Maringá-PR


O
 Movimento Familiar Cristão de Maringá – Paraná realizou no sábado, 2 de junho, o JANTAR BAILE DOS NAMORADOS DO MFC nas dependências da Associação Cocamar, com a presença de 150 casais do MFC.

Numa noite repleta de surpresas, com brindes em taças personalizadas e champanhe, maça do amor como lembrancinha e uma apresentação de dança do salão com um casal especialmente convidado que deram um show na abertura do Baile.

Além do jantar com cardápio bem variado acompanhado de uma deliciosa sobremesa, os casais se divertiram ao som do DJ Antônio Carlos e participaram de sorteio de brindes ofertados pela ECCi-Maringá.

A organização do evento, na responsabilidade da Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Maringá-PR contou com a colaboração de abnegados mefecistas que desempenharam o trabalho com muito empenho e dedicação.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

HOMENS DE GRUPO DO MFC MARINGÁ-PR FAZ HOMENAGEM AS MULHERES

As mulheres do Grupo Santo Antônio do MFC Maringá-PR foram homenageadas


O
 S homens do Grupo Santo Antônio do Movimento Familiar Cristão de Maringá – Paraná proporcionou no domingo, 20 de maio, um dia de homenagens as mulheres do Grupo no Centro de Formação da Família (CEFFA), em Maringá, Paraná.

O evento já é tradição e é um momento especial onde os homens preparam tudo, desde a preparação da comida, arrumação das mesas, painel com mensagens e fotos, lavagem das louças, até a arrumação do local ao final do dia.

Foi um domingo de muita descontração que reuniu os casais do Grupo Santo Antônio com seus familiares. A diversão sadia e cristã foi o destaque principal do evento em homenagem as mulheres.

Uma pergunta que ficou no ar: Será que as mulheres vão retribuir, fazendo um dia para homenagear os maridos no mês de agosto, quando se comemora o dia dos pais? Vamos aguardar!

domingo, 17 de junho de 2012

COMUNICADO DE FALECIMENTO DE OCTÁVIO HENRIQUE (MFC/BA)


É
 com pesar que informamos o falecimento de OCTÁVIO HENRIQUE, membro atuante do Movimento Familiar Cristão de Salvador – Bahia. Octávio Henrique era membro do Grupo João XXIII e era casado com Celice.

O ocorrido se deu na manhã deste domingo, 17 de junho de 2012. O corpo está sendo velado em sua residência, e o sepultamento acontecerá às 11 horas desta segunda-feira, 18 de junho, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Brotas, em Salvador-BA.

O CONSELHO REGIONAL NORDESTE DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO lamenta profundamente a morte de OCTÁVIO HENRIQUE, uma grande perda para o Estado da Bahia e todo o Nordeste.

OCTÁVIO HENRIQUE foi um homem comprometido com as causas do Movimento Familiar Cristão e que vai deixar uma lacuna dentro do MFC e principalmente no coração dos amigos e familiares.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora OCTÁVIO HENRIQUE está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

Nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus. 

LITURGIA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 17/06/2012



  
O PRESENTE E O FUTURO
DA PALAVRA SEMEADA!
Jesus falava ao povo usando parábolas. Elas são pequenas comparações tiradas da vida que ajudavam o povo a compreender o mistério da presença do Reino de Deus. Desse modo Jesus plantava no coração humano a verdade e o modo pleno de viver. Construir o Reino, em comunidade, é missão de todos que acolhem a Palavra de Deus e se colocam no seguimento de Jesus Cristo.

11º Domingo DO
Tempo Comum
1ª Leitura: Ez 17,22-24
Salmo Responsório:  91
2ª Leitura: 2Cor 5,6-10
Evangelho: Mc 4,26-34

EVANGELHO
MARCOS 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?
31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra.
32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju-Sergipe

“AÇÃO DE DEUS”

Tão simples o evangelho de hoje; tão doce, tão cheio de sabedoria! Estejamos atentos, porque o Senhor nos fala do Reino de Deus, Reino que começa aqui, experimentado quando nos abrimos para o anúncio de Jesus; Reino que será pleno na glória, quando cada um de nós e toda a humanidade, com a sua história, entrar, um dia, na plenitude do coração da Trindade santa.

O que nos diz o Senhor? Diz-nos que o Reino de Deus não é daquelas coisas vistosas, midiáticas, de sucesso humano. O Reino vem de modo humilde e se manifesta nas coisas pequenas... Pequenas como um grãozinho jogado na terra, como uma semente de mostarda, como um brotinho frágil e sem aparente valor... Quantas vezes buscamos os sinais da força de Deus na força humana, nos grandes eventos, nas realidades grandiloquentes. Não, na é aí que se encontra o Reino. O Reino é como o próprio Jesus: aquele brotinho, retirado da ponta da grande árvore da dinastia de Davi... aquele brotinho pobre, da carpintaria de Nazaré, donde nada que prestasse poderia vir... Ah, irmãos! Os modos de Deus, a lógica de Deus, o jeito de Deus! Como tudo é tão diverso de nossas expectativas!

Outra lição de hoje: o Reino vem aos poucos. Inaugurado e plantado definitivamente no chão deste mundo pelo nosso Jesus, ele irá crescendo como a semente, como o grão de mostarda, aos poucos. Somos tão impacientes, gostaríamos tanto que Deus respeitasse nossos prazos. Mas, não! Se os pensamentos do Senhor não são os nossos, tampouco seus tempos são iguais aos da gente! Atentos, irmãos, porque somente perseverará na paciência aquele que souber adequar-se aos tempos de Deus. E Deus contempla o tempo na perspectiva da eternidade e não das nossas pressas... Assim vai o Reino, brotando humildemente na história e no coração do mundo, de um modo que somente quem reza e contempla pode perceber...

Ainda uma outra lição do Senhor: Nós, filhos de um mundo tão pragmático e auto-suficiente, temos tanta dificuldade em perceber a ação de Deus. Coitados que somos! Pensamos que nós é que fazemos, que nós é que somos os sujeitos últimos do mundo e da história! Presunçosa ilusão! É Deus quem, humilde, forte e fielmente, faz o Reino desenvolver-se na potência do Espírito. Que diz o Senhor? "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece!" Que imagem doce, bela, delicada... Nós, com a graça de Deus, vamos plantando o Reino que Cristo trouxe. Como plantamo-lo? Plantamos quando nos abrimos à graça, plantamos com nosso exemplo, plantamos com nossa palavra, plantamos com nossa ação... Mas, cuidado! É o próprio Deus, com a energia do Santo Espírito, quem faz o Reino crescer: é obra dele, não nossa. São Paulo não nos dizia? Um é o que planta, outro, o que rega, mas é Deus quem faz crescer... É assim, caríssimos, que, num mundo aparentemente esquecido por Deus, Deus vai agindo, tomando nossas pobres sementes e fazendo-as desabrochar no seu Reino, vigor, paciência e suavidade...

Um dia, diz Jesus, chegará o momento da colheita. Haverá um fim na história humana, caríssimos e, então, "todos deveremos comparecer às claras ante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo - do que tiver feito na sua vida corporal". Não adiante querer esquecer, de nada serve fingir que não sabemos: aqui estamos de passagem, aqui, vamos semeando o Reino que Jesus trouxe e que Deus mesmo faz crescer; mas, a colheita definitiva não será nesta vida, pois o Reino que começa no tempo, haverá de espraiar-se na eternidade; o Reino que deve fecundar a história somente será pleno e definitivo na glória. Quanta é grande a tentação, hoje em dia, de nos ocuparmos com tantas futilidades, esquecendo que aqui estamos de passagem e somente lá é que permaneceremos para sempre! Como seríamos mais livres, equilibrados, seremos, se recordássemos essa realidade. Como teríamos o cuidado de viver de tal modo, que não perdêssemos o Reino. Sim, caros, porque é possível ficar fora do Reino! Não entrará no Reino quem não permitir que o Reino entre em si. Em certo sentido, não somos nós quem entramos no Reino, mas o Reino que entra em nós! Abrir-se para o Reino, é abrir-se para o Cristo Jesus! Abramo-nos para ele e ele nos abrirá o sue Reino!

Uma última lição de Jesus para nós, hoje: o seu sonho é que todos entrem no seu Reino, naquela casa do Pai, na qual há muitas moradas! É por isso que, na primeira leitura, pousarão todos os pássaros à sombra da ramagem da árvore que é o Messias, e as aves aí farão ninhos. O mesmo Jesus diz do Reino, comparado ao pequeno grão de mostarda que germina e se torna arvora frondosa. Eis, caríssimos, o Senhor nos ama a todos, nos deseja a todos, nos chama a todos! Se lhe dermos ouvidos, se aprendermos o compasso do seu coração, experimentaremos a alegria do Reino já nesta vida, com provações, e, um dia, haveremos de saboreá-lo por toda a eternidade! – Senhor Jesus, dá-nos, pois, a graça de abrir as portas do nosso coração e do coração do mundo para o Reino do Pai que anunciaste e inauguraste! Venha o Reino na potência do teu Espírito que habita em nós e no coração da Igreja! E que através de nós, ele se faça sempre mais presente no mundo. Amém.

ORAÇÃO
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos.  Amém!

UM DOMINGO SEM MISSA, UMA SEMANA SEM DEUS!

Editado por MFC ALAGOAS