DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CONDIR NORTE REALIZA ENCONTRO DO MFC JOVEM


N
os dias 16 e 17 de junho de 2012, na cidade de Belém – Pará, foi realizado, paralelamente à reunião do CONDIR NORTE, o III ENCONTRO REGIONAL DOS JOVENS DO NORTE.

O encontro contou com a participação dos jovens do Amapá, Maranhão e Pará, num total de vinte e cinco participantes.

Os temas abordados foram: “Quem sou eu” (sugerido pelo grupo do Amapá) e “Convivendo em grupo: desafios e propostas” (sugestão do mediador).

Os debates foram mediados pelo Coordenador do Secretariado Regional dos Jovens, Jorge Leão, do estado do Maranhão.

A dinâmica proposta seguiu, mais uma vez, a metodologia participativa, em que os participantes foram estimulados a participar e construir um debate crítico, envolvente e enriquecedor para todos.

Durante o sábado pela manhã, os grupos construíram uma síntese a partir da leitura de um texto trazido pelo mediador, que foi apresentada em quatro momentos, sendo refletida a sua ligação com o tema “Quem sou eu”, após a apresentação dos grupos.

Durante a tarde, houve apresentação da síntese do grupo do Amapá do I Encontro Regional dos Jovens, realizado em Macapá, nos dias 17 e 18 de setembro de 2011, por meio de um vídeo muito bem apresentado pela equipe de Macapá. Após isso, os jovens amapaenses fizeram uma síntese, com cartazes, ilustrando sobre o II Encontro Regional de Jovens, realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2011, em São Luís. Em seguida, o grupo do Maranhão apresentou algumas coreografias dos trabalhos realizados pela oficina de teatro realizada em São Luís.

No domingo pela manhã, os jovens realizaram a dinâmica dos três papéis, sendo que cada participante deveria escolher um deles, sendo um valor, uma qualidade pessoal e uma referência de pessoa na vida de cada um. Foi discutido, após a fala espontânea dos presentes, ainda o tema sobre o autoconhecimento.

Em seguida, o grupo foi novamente dividido em quatro grupos, com o texto “Reflexões sobre a Felicidade” (Teilhard de Chardin. Mundo, Homem e Deus. Ed. Cultrix, p. 76), em que o autor apresenta três personagens (fatigados, boas vidas e entusiastas). O mediador solicitou dos grupos que, após a leitura do texto, os grupos elaborassem três questões para serem feitas para os demais grupos em plenária. O debate foi bastante enriquecedor, de modo a possibilitar um maior aprofundamento sobre as dificuldades que encontramos quando estamos convivendo em grupo.

Por volta das 13h00min, o encontro foi terminado com uma avaliação dos participantes, que apontaram sugestões para os próximos encontros. O mediador solicitou que eles respondessem quatro questões avaliativas e mandassem para o seu email, a fim de possibilitar um maior aprofundamento do encontro. (O que foi bom neste encontro; o que aprendemos; o que isto tudo tem a ver com a nossa vida; sugestões para os próximos encontros).

Avaliamos que o encontro alcançou seus objetivos, sendo a caminhada dos jovens focada na integração e maior conhecimento entre os que lá estiveram. Os desafios continuam. Teremos ainda mais um encontro em Manaus, em fevereiro de 2013, a fim de animar os jovens desta cidade para a caminhada no Movimento Familiar Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário