DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sábado, 30 de junho de 2012

ASSISTENTE ECLESIÁSTICO DO MFC - DOM ANGÉLICO SANDALO BERNARDINO

Dom Angélico Sandalo Bernardino

 
D
om Angélico Sandalo Bernardino nasceu em Saltinho, em 19 de janeiro de 1933, hoje  com 79 anos continua no vigor do trabalho pastoral, convidado a pregar retiros e participar de encontros promovidos pelas dioceses do Brasil.

Dom Angélico estudou Filosofia em São Paulo e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão. Em Ribeirão Preto cursou a faculdade de Jornalismo. Foi ordenado sacerdote aos 12 de julho de 1959. Foi ASSISTENTE ECLESIÁSTICO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO; diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano em Brodowski, de 1961 a 1962; coordenador de pastoral; diretor do jornal Diário de Notícias; das Equipes de Nossa Senhora e dos Cursinhos de Cristandade.

Foi nomeado bispo-auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em 12 de dezembro de 1974 com a sede titular de Tambeae. Recebeu a ordenação episcopal no dia litúrgico da Conversão do Apóstolo São Paulo, dia 25 de janeiro de 1975, pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Na Arquidiocese de São Paulo teve atuação marcante em favor da população menos favorecida, sendo bispo responsável pela Pastoral Operária. Foi Vigário Episcopal das Regiões Episcopais em São Miguel Paulista, (a referida região foi desmembrada da Arquidiocese de São Paulo e se constitui na atual Diocese de São Miguel Paulista assumindo posteriormente Dom Fernando Legal) e das Regiões Episcopais de Belém e Brasilândia.

Foi responsável pela Cáritas no regional Sul-1 da CNBB; diretor do Jornal O São Paulo. Em 1992 participou da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Em 1999 foi delegado eleito na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para América que ocorreu em Roma. De 1995 a 2002 foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral-Setor Vocações e Ministérios da CNBB, período que ocorreu o Ano Nacional das Vocações.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, aos 19 de abril de 2000 para ser o primeiro bispo da nova Diocese de Blumenau. Tomou posse em Blumenau no dia 24 de junho de 2000. No período em que esteve em Santa Catarina foi presidente do regional Sul-4 da CNBB; delegado eleito na Conferência de Aparecida.

Em 18 de fevereiro de 2009 teve a sua renúncia aceita por limite de idade, pelo Papa Bento XVI no governo da Diocese de Blumenau. É membro da Subcomissão para os Bispos Eméritos da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário