DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sábado, 9 de junho de 2012

MFC RIO GRANDE-RS PARTICIPA DO ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO

Participantes do Encontro Diocesano de Comunicação 2012

 
N
a segunda-feira, dia 04 de junho, o Movimento Familiar Cristão do Rio Grande – Rio Grande do Sul e mais 12 representantes das paróquias, movimentos, programas de rádio, sites e jornais impressos se reuniram para o ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO 2012, no 4º andar do Centro Diocesano de Pastoral.

O Encontro teve inicio às 19 horas com a acolhida aos participantes, a leitura orante da Primeira Carta de São João 1, 1-4. Em seguida, foi-se apresentado o histórico da caminhada da Pastoral da Comunicação na Rádio, pelos senhores Carlos Simões e Maria Eleine. Logo a seguir, o Assessor Diocesano de Comunicação, Felipe Nascimento tomou a palavra e apresentou o panorama atual da PASCOM na Diocese.

Atualmente a Diocese conta com um blog, um perfil e uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um perfil no Youtube e um perfil no Google+. "Todas essas redes sociais somadas em conjunto, entram na vida e na cultura do povo, fazendo com que a mensagem do Evangelho entre no seu cotidiano", explicou Felipe. E ainda: "a consequência destas somas de ferramentas digitais são responsáveis pelos picos de acessos no blog e a divulgação massiva dos eventos diocesanos", enfatizou.

Destacou-se também, os jornais impressos: "Sou Bonfa", "Comunidade Renascer no Espírito", "A Palavra", "A Família", "A Rede", "O Jornal da Catedral" e "A Meta"; e, os sites do Nazareth, Obra Missionária, Catedral de Sâo Pedro e os blogs do Setor Juventude, Barzinho Cristão, Romaria de N.Srª de Fátima, MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO e Seminário Santo Cura D'ars.

Por último, falou-se sobre os programas de rádio: "Em sintonia com a Diocese", programa oficial da Diocese na rádio minuano aos sábados, às 07h30min; "Web Rádio Peregrina", da Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina; "Terço Mariano" direto do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rádio Minuano de segunda à sexta, às 18h; "Entardecer com Cristo", da Paróquia de São José do Norte; e, "Hora do Angelus", com Luiz Carlos Terra, de segunda a sexta às 18 horas.

Todas essas ações de evangelização (rádio, jornais e internet) devem estar integradas num Plano Diocesano de Comunicação, para que aja articulação dos eventos e mensagens das Paróquias, Setores, Pastorais e Movimentos Eclesiais. Enfim, exortou-se para o processo de "mudança de época e mentalidade", conforme insistia o Beato João Paulo II: "Uma nova evangelização, com novo ardor, novos métodos e uma nova expressão". Portanto, "Evangelizar é comunicar".

Depois, foi feita a formação com o subsídio preparado pela Assessora Nacional de Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari. Insistiu-se na mística do "Silêncio e da Palavra, como caminho de evangelização e espiritualidade do comunicador"; do Bom Pastor, comunicador autêntico do Pai; e do binômio "Pastoral" e "Comunicação". E explicou-se a formação do Plano Diocesano de Comunicação, passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário