DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CORREIO MFC BRASIL Nº 288


Não tem conexão, mas coincide, na Conferência, com a atmosfera de busca de purificação do ar que respiramos e da água que bebemos. Em tempo de aguda percepção das agressões ao meio ambiente biofísico do planeta, acontece uma igualmente aguda e radical limpeza ética no ambiente político do país Brasil.
  
LIMPEZA DO MEIO AMBIENTE
BIOFÍSICO E... POLÍTICO
HELIO AMORIM – MFC/RJ

O
 TSE divulgou neste fim de mês uma lista preliminar com 6.917 nomes de agentes públicos impedidos de se candidatar a cargos eletivos nas próximas eleições municipais. Eles são gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções que tiveram suas contas julgadas irregulares em caráter definitivo, não cabendo mais recursos. O número poderá aumentar, à medida que se apresentem candidatos. Muitos pensarão duas vezes antes de se apresentar às urnas com justo receio da radiografia dos tribunais eleitorais. De acordo com o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, o fato não se deve necessariamente ao aumento de práticas de corrupção, mas à fiscalização mais atenta do órgão. "A atuação do tribunal foi ampliada. O aumento não surpreende; ele se deve à maior atuação do tribunal", justificou. Que se mantenha atento e severo, dizem os cidadãos eleitores.

Da outra face da moeda ecológica, nada menos de 193 presidentes e chefes de estado posaram em foto memorável no Riocentro, na véspera de firmarem o acordo duramente discutido por centenas de ministros e autoridades daqueles países, mas decepcionante para muitos governantes e organizações culturais, sociais, educacionais, ambientais. Lamentável a metodologia adotada para a aprovação de um documento único de consenso absoluto.

Para essa unanimidade, preferiram suprimir centenas de disposições apoiadas por muitos e até quase todos países, por alguns terem se recusado a assinar o texto final. Erro crasso Com o simples uso de um computador, cada país registraria se aprovava ou não cada uma das indicações constantes do documento base. O documento final registraria todos os itens com um percentual significativo, prefixado, de votos favoráveis, indicando oscore e facilitando o acesso aos países que votaram contra e a favor de cada um. Bastaria cada votante perfurar um cartão de um programa simples, no final da última rodada de debates.

Temos ainda esperanças de que este procedimento tenha sido adotado e possa a ter sua divulgação exigida pelos países que se sentem frustrados com a mutilação do documento de trabalho, que merecia talvez uma poda mais modesta decorrente de baixa votação de temas excessivamente contundentes para o momento atual. Seriam armazenados para a Rio+40, se o planeta sobreviver até lá.

Passando às ruas. Uma festa da democracia. Passeatas por toda parte atropelam o trânsito e produzem um ruído ensurdecedor. As ruas acolhem todas as reivindicações, protestos, apoios e desapoios de ambientalistas, trabalhadores, índios, MST, estudantes, funcionários da CEDAE por salários dignos, denunciadores de torturas do regime militar... estes foram às severas formas de manifestação: mais de duzentas pessoas se concentraram em frente a um pacato edifício residencial onde mora, com sua família, um torturador dos tempos de chumbo. Nomes de torturados por ele foram berrados em alto-falantes até o limite dos nervos da vizinhança solidária aos manifestantes. Vai-se lavando a alma nessa catarse merecida que transforme em inferno a vida desses carrascos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário