DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOVA ECCi VITÓRIA DA CONQUISTA-BA TOMA POSSE DIA 4

Eduardo Moraes
A recém eleita ECCi – EQUIPE DE COORDENAÇÃO DE CIDADE DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA toma posse no domingo, 4 de dezembro, às 9 horas, na Sede do MFC, localizada no loteamento Vitória (estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça).

A ECCi eleita para o triênio 2012/2014 tem à frente o mefecista Eduardo Moraes, eleito com 96% dos votos válidos. Eduardo tem como vice-coordenador o mefecista Juracy.

A eleição por voto secreto aconteceu no último dia 9 nas áreas do MFC de Fátima, Graças, Guadalupe, Rainha da Paz e Santa Luzia, sendo que as áreas de Candeias e Catedral já tinham feito esse processo de votação nos dias 06 e 08 de novembro, respectivamente.

A comissão apuradora registrou 275 (duzentos e setenta e cinco) votos sim, 4 (quatro) votos não e nenhum voto nulo. Nas áreas de Fátima, Graças, Guadalupe, Rainha da Paz, Candeias e Catedral a chapa obteve 100% dos votos. Já na área de Santa Luzia o percentual de aprovação foi de 89%.

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, sediará, entre os dias 7 e 13 de julho de 2013, o 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, evento, que acontece de três em três anos, onde serão debatidos os anseios da família brasileira.

VITÓRIA DA CONQUISTA
É a terceira maior cidade do Estado da Bahia, é também a 3ª maior cidade do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas), e está em 76º lugar entre as maiores cidades do país. Possui em seu entorno mais de dois milhões de potenciais consumidores. Rica culturalmente, pólo educacional e de saúde em franco crescimento, dona de belezas naturais só encontradas em suas plagas e pouco exploradas economicamente, sem falar do seu comércio um dos mais fortes, organizados e baratos do Brasil, é sem dúvida, um farto celeiro de possibilidades.

INFRA-ESTRUTURA
A cidade possui uma estrutura compatível com sua população, a terceira maior da Bahia. Possui um comércio forte e muito dinâmico contando com grande número de empresas além de shoppings centers e vários centros comerciais. Esse pujante comércio abrange toda a regiao sudoeste do estado além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população estimada em 2 milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os cem maiores centros comerciais do país.

A cidade também conta com um setor de saúde público e privado muito bem estruturado, que renderam a cidade, prêmios a nível nacional e internacional, frequentemente seu modelo de saúde pública tem servido de exemplo até mesmo para outros países. Este setor ganhou novas dimensões. Antigos hospitais foram aperfeiçoados, clínicas especializadas foram abertas e a Rede Municipal de Saúde se tornou, referência para todo o País. Esse fato criou condições para que toda a região pudesse se servir de atendimento médico-hospitalar compatível com o oferecido em grandes cidades.

Vitória da Conquista também se destaca por possuir um setor educacional privilegiado, formado por excelentes escolas conveniadas com as melhores redes de ensino do país, além de contar com várias faculdades, particulares e públicas, o que a consagra como um importante pólo de educação superior com cerca de 12 mil universitários, não só para o estado da Bahia, como para todo o Brasill. Este setor é um dos principais eixos de desenvolvimento da região. A partir da década de 90, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia multiplicou o número de cursos oferecidos.

Hoteleiros, empresários, industriais, comerciantes atacadistas e profissionais liberais formam os segmentos que, junto com a Educação e a Saúde, fizeram a infra-estrutura da cidade abarcar, além de migrantes, a população flutuante que circula na cidade diariamente.

Destacam-se também outros setores da economia como o moveleiro considerado o maior pólo desta natureza no estado; a cidade é grande produtora e exportadora de café e, atualmente, a construção civil tem sido o grande destaque na economia da cidade, na indústria destacam-se o Grupo Marinho de Andrade (Teiú e Revani), Coca-Cola, Dilly Calçados, Umbro, Kappa, BahiaFarma, Café Maratá, Laticínios e diversas industrias de menor porte, dentre outras.

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da cidade também é atestado pelos índices econômicos e sociais. O Índice de Desenvolvimento Econômico subiu do 11º lugar no ranking baiano, em 1996, para 9º, em 2000. O Índice de Desenvolvimento Social deu um salto: subiu do 24º para o 6º lugar. O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano também saltou do 30º lugar em 1991 para 18º em 2000. Dos 20 melhores IDHs baianos, Vitória da Conquista foi o que mais melhorou. Possui um dos PIBs que mais crescem no interior da região Nordeste. É também a capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municipios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais.

CLIMA
Vitória da Conquista tem um clima tropical, amenizado pela relativa altitude do lugar, tem umas das temperaturas mais amenas no estado Bahia chegando a registrar 6,2°C em 2006, perdendo apenas para as cidades mais altas da Chapada Diamantina, como Piatã. "As chuvas de neblina", como são chamadas, se concentram no período de Abril a Agosto, já "as chuvas das águas" (mais intensas e fortes) ficam concentradas de Outubro a Março.

PERSONALIDADES ARTÍSTICOS E CULTURAIS
Destacam-se: Elomar Figueira Mello, Glauber Rocha, Ricardo Castro, Eugênio Avelino (Xangai), Luiz Caldas, Evandro Correia, Antonio Ton Flores, Camillo de Jesus Lima, Laudionor de Andrade Brasil, Carlos Jehovah de Brito Leite, Rui Medeiros, Íris Geraldo Silveira, Marisa Fernandes Correia, Adelson do Prado, Adilson Santos, Orlando Celino, Gildásio Leite, Paulo César Araújo, entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário